A vereadora Márcia Baranda (União Brasil) participou da Sessão Extraordinária da Câmara Municipal de Parintins que sabatinou três nomes indicados para cargos estratégicos na gestão municipal: Marcos Awndrey Marinho da Luz, diretor do Sistema Autônomo de Água e Esgoto (SAAE); Danilo Roberto, diretor da Empresa Municipal de Trânsito e Transporte (EMTT); e Danielle Hatta, Procuradora Geral do Município.
Durante a sabatina, Márcia Baranda questionou os sabatinados sobre temas relacionados à transparência e prestação de contas à população.
Transparência e acesso à informação
A vereadora dirigiu uma pergunta à Procuradora Geral Danielle Hatta, cobrando medidas para garantir maior transparência nos atos da Prefeitura. "Temos uma dificuldade imensa de acessar o portal da transparência e não conseguir as informações que precisamos", afirmou Márcia.
Danielle Hatta respondeu que a Procuradoria atua como representante judicial e administrativa do município, além de prestar assessoramento jurídico aos demais órgãos da gestão. “Estamos trabalhando para ampliar o acesso da população aos dados públicos, tanto pelo portal da transparência quanto pelas mídias digitais”, esclareceu.
Site do SAAE e a falta de informações públicas
A vereadora também questionou o diretor do SAAE, Marcos Marinho, sobre a ausência de dados no novo site da autarquia. Segundo ela, o portal ainda não disponibiliza informações essenciais como arrecadação, finanças, licitações, contratos e recursos humanos. “Em quatro anos de mandato, ainda não conseguimos acessar essas informações. É fundamental que qualquer órgão que utiliza recursos públicos seja transparente”, destacou.
Em resposta, Marcos Marinho afirmou que todos os documentos necessários para alimentar o portal já estão organizados e que a previsão é de que até o dia 20 deste mês o novo site esteja finalizado e com todas as informações disponíveis ao público.
Educação no trânsito
A vereadora também levantou questões relacionadas à educação no trânsito para o diretor da EMTT, Danilo Roberto. Em sua resposta, o diretor afirmou que a pasta já deu início a ações educativas por meio de fiscalizações e que novos projetos estão em desenvolvimento.
“Vamos lançar o programa Agente Mirim de Trânsito, voltado para crianças em situação de vulnerabilidade social, nos moldes de programas como o Pelotão Mirim e Bombeiro Mirim. Outro projeto é a criação da Escola Municipal de Trânsito em Parintins, iniciativa que será possível por estarmos integrados ao Sistema Nacional de Trânsito”, explicou Danilo.
Tags:
Política