Os serviços vão garantir abastecimento de qualidade para toda a população, já no Festival de Parintins, em junho deste ano
Cerca de 25 quilômetros da rede de distribuição de água do Programa de Saneamento Integrado (Prosai) já foram instalados em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus). Esse volume representa aproximadamente 55% do total de 46 quilômetros previstos no projeto. As obras são executadas pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb).
Com investimento de R$ 68,1 milhões pelo Prosai, o Governo do Amazonas vai garantir abastecimento de água potável para toda a população da cidade até o Festival de Parintins, em junho. O anúncio foi feito pelo governador Wilson Lima, no início deste mês, quando esteve no município para assinar a ordem de serviço do início das obras da rede de esgoto e a entrega das licenças ambientais para a perfuração de dois novos poços de água.
De acordo com a UGPE, até o momento, no Centro de Reservação e Distribuição 2 (CRD 2), já foram perfurados cinco poços, iniciadas as obras dos reservatórios e a construção do galpão e laboratório do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). Nos CRDs 3 e 4 estão sendo realizadas as obras de fundação dos reservatórios.
O secretário da Sedurb, Marcellus Campêlo, destaca que as obras estão avançadas e o cronograma está sendo rigorosamente cumprido. “Os trabalhos seguem em ritmo acelerado, para termos água tratada e de qualidade, já no Festival de Parintins deste ano, garantindo saúde e qualidade de vida para a população do município e também para os visitantes”, destacou.
Obras de esgoto
A instalação da rede de esgoto, que teve início no último dia 11 de abril, com frentes de trabalho nas ruas Padre Vitor e Barreirinha, no bairro Palmares, soma até o momento 200 metros de extensão, marcando o começo de uma nova etapa do programa.
Após a conclusão da rede principal de esgoto, o próximo passo será a execução das ligações intradomiciliares, como explica o coordenador local do Prosai, Leonardo Normando.
“As ligações para as casas são feitas por tubulações da rede intradomiciliar. Depois de instalada, cada casa vai direcionar o esgoto gerado para a rede principal, conduzindo até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE)”, explicou.
A ETE será construída nas proximidades da estrada do Matadouro, no bairro Santa Clara. Terá capacidade para tratar até 25% dos efluentes da cidade de Parintins.
A conclusão das obras de saneamento está prevista para o segundo semestre de 2026. Na parte de esgotamento sanitário, serão instalados 31 quilômetros de rede, além de serem construídas quatros elevatórias de esgoto e a ETE.
De acordo com a coordenação local do programa, um dos maiores desafios enfrentados é a execução das obras em vias públicas, onde há constante circulação de moradores em atividades cotidianas como trabalho, estudo e lazer.
Para garantir a segurança da população, as equipes técnicas e sociais têm atuado de forma integrada, com ações de orientação e comunicação direta com os moradores, minimizando transtornos e garantindo o cumprimento dos cronogramas.
FOTO: Tiago Corrêa/UGPE
Tags:
Prosai Parintins