Parintins realiza I Seminário Municipal de Prevenção à Hipertensão Arterial no Dia Mundial da Saúde


O mês de abril é marcado pela conscientização sobre a hipertensão arterial, sendo conhecido como "Mês Vermelho" devido ao Dia Nacional de Prevenção e Controle da Hipertensão. Para reforçar a importância da prevenção e do controle da pressão alta, a Prefeitura de Parintins, por meio Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) realiza, na próxima segunda-feira, 7 de abril, o I Seminário Municipal de Prevenção à Hipertensão Arterial. O evento será no auditório Centro de Educação em Tempo Integral Deputado Gláucio Gonçalves (CETI). 

O evento acontece no Dia Mundial da Saúde, reforçando o compromisso da Prefeitura de Parintins com a prevenção e o acesso à informação. A gerente do programa de hipertensão e diabetes em Parintins, enfermeira Darlane Valério, explica que o seminário faz parte de uma mobilização anual, mas com um formato inédito em 2025.

“Como todos os anos, promovemos ações de conscientização, mas desta vez faremos um movimento diferenciado. Será o primeiro Seminário Municipal sobre prevenção e controle da hipertensão, reunindo profissionais de diversas áreas para discutir estratégias intersetoriais”, informa.

O evento será aberto ao público, mesmo para quem não conseguiu se inscrever previamente. “Nós abrimos o link de inscrição, mas elas já foram encerradas. No entanto, quem quiser participar como ouvinte pode comparecer sem problemas”, reforça a enfermeira.

Importância do Controle da Hipertensão

A hipertensão é uma das principais causas de morte no Brasil. Em 2022, foi responsável por 68 mil mortes, o que significa sete mortes por hora. A população precisa se conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce e do controle adequado.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam ainda que um em cada três adultos no mundo sofre de hipertensão, mas metade dessas pessoas não sabe que tem a condição. Além disso, 70% dos pacientes em tratamento não conseguem manter a pressão nos níveis ideais. A falta de controle da pressão arterial reduz a expectativa de vida entre 4 a 12 anos, aumentando o risco de infarto, AVC e doenças renais.

Darlane Valério reforça a importância do monitoramento regular, reiterando que a hipertensão geralmente é silenciosa. "Quando os sintomas aparecem, podem incluir tontura, falta de ar, palpitações, dor de cabeça frequente e alterações na visão. Por isso, medir a pressão regularmente é essencial”.

Entre os principais fatores de risco estão a obesidade, o histórico familiar, o estresse, o envelhecimento e o consumo excessivo de sal. Estudos indicam que o sobrepeso e a obesidade podem acelerar o aparecimento da hipertensão em até 10 anos.

Programação do Seminário 

O evento terá uma programação extensa e contará com profissionais de diversas áreas da saúde e da assistência social para debater o tema.

13h às 14h – Credenciamento

14h às 14h40 – Abertura oficial com as autoridades

14h45 às 15h – Palestra: "Panorama da Hipertensão Arterial no município de Parintins"

Palestrante: Enfermeira Darlane Valério, gerente do Programa de Hipertensão Arterial

15h às 17h – Mesa Redonda: "Traçando a rede intersetorial para a prevenção e controle da hipertensão arterial"

Participantes:

Zeila Márcia Lima Cardoso – Secretária Municipal de Assistência Social

Luan Cavalcante de Lima – Secretário de Juventude, Esporte e Lazer

Prof. Dr. Marcelo Rocha Radicchi – Professor Adjunto do curso de Educação Física da UFAM

Inah Lopes de Souza – Gerente do Programa de Alimentação e Nutrição da Secretaria de Saúde

Esmenia Almeida da Silva – Psicóloga da Policlínica Padre Vittório

Isabelle Rolim Marinho Melo – Educadora Física da equipe multiprofissional da Secretaria de Saúde

Bruna Yuka Koide da Silva – Farmacêutica/Bioquímica do CAPS II

17h às 17h20 – Abertura de espaço para questionamentos

17h20 – Coffee Break e encerramento

O secretário de saúde, Clerton Rodrigues, reforça a relevância do debate: “Vamos reunir profissionais da saúde, da assistência social, do esporte e da educação para discutir como cada setor pode contribuir para reduzir os índices de hipertensão em nosso município”, finaliza.

——-

Texto e foto: Márcio Costa - SEMSA/SECOM

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

DRA. CRISTIANE BRELAZ


PORTAL PANORAMA PARINTINS