A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), realizou esta semana um trabalho de sensibilização junto às famílias do bairro Palmares, em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), por onde iniciarão as obras de esgoto do Programa de Saneamento Integrado (Prosai).
Na ação educativa, realizada nas ruas Padre Victor, Barreirinha e Nhamundá, a equipe percorreu as residências, comércios e estabelecimentos de serviços, para distribuir panfletos de orientação e informações sobre as restrições no entorno da obra, os cuidados com crianças, assim como o trânsito de máquinas pesadas, visando à segurança e prevenção de acidentes.
De acordo com o secretário da Sedurb, Marcellus Campêlo, a nova etapa do programa estadual tem início nesta sexta-feira (04/04) com as obras do sistema de esgotamento sanitário, que elevará de zero para até 25% a oferta do serviço no município. Em setembro do ano passado, iniciaram as obras do novo sistema de abastecimento de água, que irá atender 100% da população da sede.
“Essa etapa é muito importante, porque os moradores são informados sobre o serviço que ocorrerá no local e também recebem orientações sobre segurança para prevenir acidentes”, afirmou Campêlo.
A dona de casa Aldenora Santarém, moradora há mais de 20 anos da rua Barreirinha, no bairro Palmares, ressaltou a importância da atividade. “Eles explicaram que a gente precisa ter cuidado, não estacionar motos na frente de casa enquanto estiverem trabalhando, deixar os cachorros presos e tomar cuidado com as crianças. É muito importante ter essas orientações”, explica.
A nova rede de água e esgoto abrange a construção de quatro Centros de Reservação e Distribuição (CRDs), recuperação de sete poços, construção de dez poços profundos, instalação de 43 quilômetros de rede de distribuição de água, além de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), 34 quilômetros de rede de coleta, 2.423 ligações domiciliares e quatro estações elevatórias.
Prosai Parintins
O Prosai Parintins é um programa estadual com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O investimento total é de U$ 87,5 milhões, sendo US$ 70 milhões financiados pelo BID e pagos pelo Governo do Amazonas, mais U$ 17,5 milhões de contrapartida estadual. O objetivo das intervenções é solucionar problemas ambientais, urbanísticos e sociais no município.
O programa vai promover a requalificação urbanística no entorno da Lagoa da Francesa, abrangendo seis bairros. Além das obras de saneamento básico, serão construídas 504 unidades habitacionais, um novo mercado, parques urbanos, praças, ciclovias, playgrounds, quadras poliesportivas, quiosques, um Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) e o Centro de Qualificação da Mulher Parintinense.
Tags:
Prosai Parintins