![]() |
Texto e fotos: Marcondes Maciel - DET-AM 871 |
O boi-bumbá Garantido amplia o compromisso prioritário para com a saúde e segurança do trabalhador, principalmente para os seus artistas e colaboradores, antes mesmo de entrarem oficialmente nos galpões para a produção de fantasias e das alegorias. De acordo com o calendário de eventos do bumbá, os trabalhos de criação das alegorias, indumentárias de tribos e de itens oficiais iniciam na próxima segunda-feira (07/04) com uma Missa em Ação de Graças no curral Lindolfo Monteverde (Cidade Garantido.
Para cumprir a obrigação legal, a diretoria do Garantido contratou a empresa AC MED Clínica Médica Ocupacional, especialista em saúde e segurança ocupacional, para realizar os exames admissionais em todos os operários da arte encarregados pela construção alegórica do espetáculo “Boi do Povo, Boi do Povão” para o Festival Folclórico de Parintins 2025. Os exames iniciaram no sábado (05/04).
“O Garantido mostra que tem compromisso com a saúde do trabalhador, nessa entrada de galpão. Isso é muito importante para o nosso trabalho”, destacou o artista de alegoria Marlon Brandão.
A gestora Ac Med, Angela Siqueira, responsável pela equipe Serviço em Saúde, Segurança do Trabalho e Medicina Ocupacional (SESMET), deu inicio a execução dos exames aos trabalhadores com grau de riscos 3 e 4 de acordo a Norma Regulamentadora. Ela explicou que os serviços em saúde para os trabalhadores do bumbá fazem parte de uma sequência dos procedimentos iniciados no ano passado.
“Nós, aproveitando a Semana do Abril Verde voltada para a segurança do trabalho, estamos implantando os exames eletroencefalograma, eletrocardiograma e espirometria e lnoratoriais para que todos tenham segurança para as atividades dentro dos galpões”, pontuou Angela Siqueira.
Equipe de Saúde e Segurança do Trbalho
A equipe de profissionais do Serviço em Saúde, Segurança do Trabalho e Medicina Ocupacional é composta, além da médica Angela Siqueira, pela enfermeira chefe Joseane Mascarenhas, enfermeiro Paulo Machado, técnica em enfermagem Dayse Alcântara, técnica em Segurança do Trabalho Raiane Reis, engenheira civil Nayara Natividade, engenheiro mecânico André Moreno, engenheiros eletricistas Carlisson Tavares e Ronaldo Mota. Para coordenar a equipe dentro do ambientes de trabalho, o Garantido conta com a engenheira do trabalho, Herica Miranda.
“Esse serviço é muito importante. Vamos iniciar os trabalhos em galpão, e antecedendo a esse trabalho, já estamos cumprindo com as obrigações legais perante aos órgãos públicos”, enfatizou Herica.
Entrega de EPIs
De acordo com Herica, todos os colaboradores do vermelho e branco já receberam os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), para o início dos trabalhos. Ela informou que nesse primeiro momento serão cerca de 200 pessoas atuando dentro dos galpões.
“E todos eles passarão pelos exames admissionais”, frisou a engenheira do trabalho, destacando ainda que todos os equipamentos de proteção coletiva também já estão devidamente instalados, além de iniciar as adequações das rotas de fuga, entre outras ações.
Enfermagem Garantido
A coordenadora da equipe de enfermagem do Garantido, Joseane Mascarenhas, destacou a grande responsabilidade, não somente na arena, na execução do espetáculo, mas principalmente com a segurança e saúde de seus trabalhadores.
“Isso é muito importante, porque a segurança do nosso trabalhador salva vidas e nós estamos nessa responsabilidade junto com todo o núcleo de Segurança do Trabalho do Garantido, para que a gente possa cada vez mais garantir a segurança de todos os profissionais e que os trabalhos sejam executados de acordo com todas as NRs e legislações vigentes”, afirmou Joseane.
Tags:
Festival de Parintins