Parintins realiza segunda etapa das pré-conferências municipais de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora


Dando continuidade ao debate sobre a saúde no ambiente de trabalho, a Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e do Conselho Municipal de Saúde, realizou neste final de semana a segunda etapa das pré-conferências municipais de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. As atividades ocorreram nas comunidades do Mocambo, Caburi e São Tomé do Uaicurapá, fortalecendo o diálogo com a população e levantando propostas que serão debatidas na Conferência Municipal, agendada para os dias 27 e 28 de março.

O secretário municipal de Saúde, Clerton Rodrigues, destacou a relevância desse processo para a construção de políticas públicas eficazes. "Esse é um trabalho de excelência. Discutir a saúde do trabalhador e da trabalhadora é fundamental para garantir melhores condições de atenção e valorização desses profissionais. A Prefeitura de Parintins, com o prefeito Mateus Assayag e a vice-prefeita Vanessa Gonçalves, está integrada a esse processo junto com o Conselho Municipal de Saúde, que tem um papel essencial na construção de propostas para qualificação e investimento na área", afirmou Clerton.

Para o conselheiro municipal de Saúde, Josafá Santos, a pré-conferência é uma oportunidade de participação popular e construção coletiva. "A gestão municipal está abrindo espaço para que possamos discutir os processos de trabalho na saúde. Esse debate com a população permite que as propostas sejam amadurecidas antes da conferência, garantindo que no dia 28 possamos ter uma discussão ampla e qualificada sobre as necessidades dos trabalhadores em Parintins", ressaltou.

A importância da inclusão da saúde indígena no debate também foi destacada pela representante do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI/Parintins), Yanezza Cardoso. "Estamos aqui para garantir que a saúde indígena seja integrada de forma efetiva ao SUS. Muitas vezes, essa pauta fica à margem das discussões, mas agora estamos participando ativamente do Conselho Municipal de Saúde e dessas pré-conferências, contribuindo com ideias e propostas para melhorar a qualidade de vida dos indígenas e da população em geral", enfatizou.

Segundo a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Maria Rosa Barbosa, as pré-conferências municipais de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora seguem preparando o município para a conferência principal, que reunirá representantes de diversas categorias profissionais, gestores e a sociedade civil, consolidando diretrizes para a melhoria das condições de trabalho e da assistência à saúde em Parintins.

------

Texto e foto: Márcio Costa – SEMSA/SECOM

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

DRA. CRISTIANE BRELAZ


PORTAL PANORAMA PARINTINS