O Boi Caprichoso participou, na noite desta segunda-feira (20), da tradicional celebração no Terreiro de Umbanda São Sebastião da Mãe Bena, em Parintins. O evento, intitulado "Um Canto para Oxóssi", reuniu admiradores da cultura afro-brasileira e do boi-bumbá, reforçando a conexão entre religiosidade, tradição e cultura popular.
Durante a celebração, o Boi Caprichoso encantou o público com apresentações que ressaltaram a força e a espiritualidade da cultura amazônica, promovendo um diálogo respeitoso entre o universo do boi-bumbá e as manifestações afro-religiosas.
Mãe Bena, anfitriã do evento, destacou a importância da participação do Caprichoso.
"Eu brinquei cinco anos no Caprichoso. Eu agradeço pelo apoio e pelo que o Caprichoso deu para a nossa religião. Então, pra mim, é uma honra imensa, é uma grande honra mesmo, que mais uma vez o Caprichoso abrilhanta o palco do Terreiro de São Sebastião."
O vice-presidente do Boi Caprichoso, Diego Mascarenhas, também expressou seu apoio à comunidade. "Só agradecer aqui a todos, agradecer pela oportunidade. E contem com o Boi Caprichoso em todos os eventos que vocês precisarem, seja aqui dentro do terreiro ou fora dele."
Marcos Moura, membro do Conselho de Arte, reafirmou o compromisso do boi com pautas importantes para a sociedade. "Reafirmamos o nosso compromisso em permanecer mantendo alta essa bandeira da luta antirracista e da luta contra a intolerância religiosa. Porque a nossa riqueza é a diversidade. Oxóssi é São Sebastião, sincretizado. E é muito importante a gente bater nessa tecla para reeducarmos a nossa sociedade a ser mais tolerante e a respeitar as diferenças.”
A participação do Boi Caprichoso na festa reforça o compromisso com a valorização da diversidade cultural e religiosa, celebrando o legado de Mãe Bena e de sua importância para a história de Parintins.
Foto: Michel Amazonas
Tags:
Cultura