O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS 2), em Parintins, realizou nesta semana uma ação especial da campanha Janeiro Branco, voltada à saúde mental. A atividade reuniu policiais militares, bombeiros e outros servidores da segurança pública em um grupo terapêutico com o tema "Lidando com estresse e ansiedade no ambiente de trabalho".
A diretora do CAPS 2, Doricy Ribeiro, destacou a relevância de iniciativas como essa para categorias que enfrentam grandes desafios. "Sabemos que a vida militar traz desafios significativos e o estresse e a ansiedade podem se tornar companheiros indesejáveis. Durante o encontro, trabalhamos estratégias eficazes para lidar com essas emoções, promovendo um ambiente de apoio e compreensão para todos", afirmou Doricy.
A diretora ressalta a importância de desconstruir estigmas em torno da saúde mental. "Enfatizamos que sentir estresse ou ansiedade não é um sinal de fraqueza, mas uma resposta humana às exigências que enfrentamos. O cuidado com a mente é tão importante quanto o cuidado com o corpo e estamos aqui para apoiar uns aos outros nessa jornada", completa.
A campanha Janeiro Branco é um movimento dedicado à conscientização sobre a importância da saúde mental e emocional, buscando criar espaços de diálogo e oferecer suporte a diferentes grupos da sociedade.
A Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), CAPS 2 Adolfo Lourido e CAPS AD, está com uma programação diversificada sobre a importância da saúde mental.
Texto: Márcio Costa – SEMSA/SECOM
Foto: Divulgação - CAPS2
Tags:
Saúde