Uma reunião técnica entre secretários municipais da nova gestão do prefeito Mateus Assayag e da vice-prefeita Vanessa Gonçalves e a equipe do Programa de Saneamento Integrado (PROSAI Parintins - UGPE, empresa projetista e empresa executora das obras de rede de água e rede de esgoto de Parintins, foi realizada na tarde desta terça-feira, 14, para tratar de cooperação técnica e apresentação das etapas de desenvolvimento, evolução e as principais características do projeto.
No encontro, realizado na Prefeitura de Parintins, os técnicos e engenheiros detalharam para os novos gestores das pastas municipais, as etapas de execução incluindo a requalificação urbanística, habitação, coleta e tratamento de esgoto, ampliação de rede de abastecimento de água, drenagem urbana, tratamento de áreas de risco socioambientais, além de estudos de impactos ambientais.
O projeto abrange áreas no entorno da Lagoa da Francesa, Santa Clara, Santa Rita, Castanheira e Palmares. Nessas áreas, o programa implanta rede de esgoto e drenagem urbana e vai construir 504 unidades habitacionais e diversos equipamentos, como parques públicos, mercado, entre outros, além de dotar a cidade de um novo sistema de abastecimento de água.
Foram informadas as obras em execução da rede de água com três poços perfurados, construção do muro em andamento, fundação do reservatório elevado, com as obras do primeiro poço iniciando ainda em janeiro.
O Prosai Parintins prevê investimentos na ordem de U$ 87,5 milhões, sendo U$ 70 milhões financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a contrapartida estadual de U$ 17,5 milhões. A aprovação do empréstimo já foi efetivada.
O encontro dos técnicos estaduais e municipais também esclareceu dúvidas e alinhou temas importantes para as próximas etapas de execução do Programa de Saneamento Integrado. O secretário de administração de Parintins, Edy Albuquerque, disse que o prefeito Mateus Assayag colocou toda a sua equipe técnica para as tratativas e assinatura do Termo de Cooperação Técnica com o governo do Estado.
“As discussões são importantes por causa da segurança da execução do projeto que trata do ordenamento urbanístico. Estamos articulando mais parcerias e solucionando problemas crônicos envolvendo saneamento básico e abastecimento de água para melhorar a qualidade de vida da população”, acrescentou Albuquerque.
O coordenador local do Prosai, Leonardo Normando destacou a importância das discussões e a da cooperação mútua entre estado e município.
Texto: Peta Cid – SECOM
Foto: Pedro Coelho - SECOM
Tags:
Prosai Parintins