A Prefeitura de Parintins faz um alerta nesta quinta-feira, 23, para mais 4 mil famílias, entre beneficiárias e não beneficiárias do Programa Bolsa Família, que devem atualizar seus dados na Central de Cadastro Único (CadÚnico), programa social do governo federal.
A medida faz parte da ação contínua de Qualificação Cadastral, que possui dois processos: Averiguação Cadastral (AVE24) e Revisão Cadastral (REV24), conforme a legislação exige.
A doméstica da comunidade Boa Esperança do Zé Açu, Luane de Souza, procurou a Central e descobriu que o seu cadastro está desatualizado. Segundo ela, é a única fonte de renda fixa que a família possui. “Meu marido não tem emprego fixo, mas com esse dinheiro a gente consegue se manter. Então, tenho que atualizar para não perder o benefício”, declara.
O coordenador da Central, Luciano Tavares, alertou para que as famílias estejam atentas aos comunicados que podem chegar por meio de mensagens no aplicativo do CadÚnico. Além desses meios, a comunicação do Bolsa Família também conta com mensagens nos aplicativos do programa, no Caixa Tem e no extrato de pagamento dos benefícios. "Depois da notificação, os responsáveis devem procurar pessoalmente o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) ou a Central do CadÚnico em frente ao Curral do Boi Caprichoso, na Rua Gomes de Castro, porque pode ocorrer o bloqueio ou até o cancelamento do benefício do Programa Bolsa Família por meio do sistema federal", informa.
No mês de janeiro de 2025 os dados atualizados na Central de Parintins registram 21.572 famílias beneficiárias com um valor total de benefícios de R$15.852.714.00, um valor médio de R$ 734,90 por família.
“Todo mês existe atualização, que pode reduzir ou aumentar o número de famílias que pode ser por transferência de município ou exclusão, porque a renda familiar pode ter melhorado e ela fica fora do perfil do Bolsa Família, cancelado automaticamente”, destaca.
Para fazer a atualização é necessário apresentar documentos da família: RG, CPF, comprovante de residência, certidão de nascimento ou casamento, para crianças em idade escolar de 4 a 17 anos a declaração escolar do ano vigente de 2025.
Com os dados atualizados, as famílias podem ter acesso a outros programas federais de assistência social e transferência de renda: Bolsa Família; Minha Casa, Minha Vida; Benefício de Prestação Continuada (BPC); Tarifa Social de Energia Elétrica; Pé-de-Meia, entre outros. A atualização do CadÚnico deve ser feita a cada 2 anos.
----
Texto: Josene Araújo – SEMASTH/SECOM
Foto: Eder Repolho – SECOM
Tags:
Geral