Com meta de 90%, Parintins abre oficialmente campanha de vacinação antes do retorno escolar


A Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), iniciou nesta terça-feira (14) a campanha de multivacinação para crianças e adolescentes de 6 meses a 15 anos. A abertura oficial ocorreu na Unidade Básica de Saúde Doutor Toda, marcando uma ação estratégica que se estenderá até o dia 28 de janeiro, alcançando a zona urbana e rural do município.

Durante o evento, o secretário de saúde Clerton Rodrigues destacou a importância da iniciativa no contexto do início do ano letivo.

 “Realizar essa atividade no começo de 2025 é extremamente importante. Sabemos dos vírus que circulam no Brasil e no mundo, e Parintins, mais uma vez, sai na frente, iniciando essa campanha para proteger nossas crianças. Pedimos aos pais que levem seus filhos às UBS para que possamos garantir a proteção necessária ao nosso município”, afirmou o secretário.

A coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Elaine Pires, reforçou o compromisso da campanha com a atualização das cadernetas de vacinação, especialmente no contexto escolar. Ela também destacou que há 19 tipos de imunizantes à disposição do público-alvo, cobrindo todo o calendário vacinal.
“Estamos aproveitando o período de volta às aulas para garantir a cobertura vacinal do público-alvo, que é de aproximadamente 13 mil crianças e adolescentes. Nossa meta é alcançar os 90% preconizados pelo Ministério da Saúde. Atualmente, Parintins já está com quase 60% da meta alcançada, o que nos motiva a continuar esse trabalho. Contamos com a colaboração de pais e responsáveis para atingir esse objetivo,” ressaltou Elaine.

Além do atendimento nas UBS da cidade e do interior, a campanha inclui ações de busca ativa em escolas, universidades e outras instituições, buscando ampliar o acesso às vacinas. Com um estoque de 15 mil doses, as vacinas disponíveis abrangem todo o calendário nacional, oferecendo proteção contra diversas doenças, como sarampo, caxumba, rubéola, difteria, tétano e Influenza.

Reforço ao chamado das famílias

A Secretaria de Saúde orienta que os responsáveis levem as crianças acompanhadas da caderneta de vacinação e do CPF para garantir a atualização do esquema vacinal.

Texto: Márcio Costa – SEMSA/SECOM
Fotos: Márcio Costa – SEMSA/SECOM

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

DRA. CRISTIANE BRELAZ


PORTAL PANORAMA PARINTINS