Círculo Sagrado define ações em trilhas de Educação Popular e Vigilância em Saúde


Por Assessoria 

A elaboração de uma Cartilha sobre Alimentação Saudável e Cuidados Popular Tradicionais de Saúde, a reativação do projeto Quintais Urbanos - Canteiros de Bem Viver, a criação de um grupo de Terapias de Escuta e Acolhimento, e a realização do II Puxirum Municipal de Educação Popular, Vigilância em Saúde e Fortalecimento do SUS são as trilhas aprovadas na programação de ações do coletivo de movimentos sociais parceiros da Teia de Educação Socioambiental na realização dos Círculos Sagrados de Saúde.

O encontro de teçumes de “Que-Fazeres” populares aconteceu no último domingo, dia 12, quando os coletivos reuniram para reverenciar a primeira Luz Cheia de 2025. Com o tema “Lua Cheia aponta jeitos populares de realizar os propósitos construídos em 2024”, participantes do Círculo definiram os compromissos alinhados para 2025. 

Durante os diálogos ficou definida a criação de grupos de teçumes para cada trilha. O primeiro grupo definido assumiu o resgate do projeto “Quintais Urbanos” cujos focos são visitas de integrantes dos coletivos nos respectivos espaços para trocas de experiências relacionadas aos resíduos sólidos e orgânicos, com prioridade para os quintais de participantes dos Círculos Sagrados. Na perspectiva de incentivar o devido cuidado com esses espaços, um dos objetivos é a certificação dos quintais como Canteiros de Bem Viver, no final do ano.

Outro grupo prontificou-se em organizar a criação de uma Cartilha sobre Alimentação Saudável e Cuidados Popular Tradicionais de Saúde – “Teçumes Popular\Tradicionais de Curandage”, a partir de receitas e fórmulas naturais praticadas a partir de nossas ancestralidades. Com esse objetivo, membros do grupo vão realizar a coleta de conteúdos considerados fonte de saberes e sabores popular tradicionais para uma vida saudável.
O grupo de Terapias de Escuta e Acolhimento também foi definido para oferecer canais de cura através de diálogos e práticas popular\tradicionais de saúde que contribuam para o equilíbrio físico, mental e emocional.

A realização do II Puxirum Municipal de Educação Popular, Vigilância em Saúde e Fortalecimento do SUS foi outra trilha assumida pelas presenças no Círculo, cuja articulação poderá ter a parceria institucional, haja vista o interesse de seguimentos do Ministério da Saúde e do Conselho Nacional de Saúde em apoiar o evento. O primeiro Puxirum foi realizado em 2017 no auditório do Hospital Jofre Cohen e trouxe a Parintins técnicos de Brasília e integrantes da Articulação Nacional de Movimentos e Práticas de Educação Popular em Saúde – ANEPS.

O Coletivo responsável pela realização dos Círculos Sagrados de Saúde é formado pela TEIA, Articulação Parintins Cidadã, Coletivo de Mulheres de Fibra da Amazônia, Articulação Nacional de Movimentos e Práticas de Educação Popular em Saúde, Marcha Mundial das Mulheres e Fórum de Educação do Campo, das Florestas e das Águas/Paulo Freire.

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

DRA. CRISTIANE BRELAZ


PORTAL PANORAMA PARINTINS