A Secretaria do Estado de Educação e Desporto Escolar, por meio do Departamento de Políticas Educacionais (DPDI), participou, na quinta e nesta sexta-feira (05 e 06/12), do Encontro Estadual Sobre Ações Afirmativas e Promoção da Igualdade Racial, promovido pelo Ministério da Igualdade Racial (MIR). O evento aconteceu no Auditório Sônia Barreto, da Escola do Legislativo Senador José Lindoso, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), zona centro-sul de Manaus.
O Amazonas é o quinto estado a receber o encontro, que contou com a participação de representantes da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e da Secretaria de Políticas de Ações Afirmativas, Combate e Superação do Racismo do Ministério da Igualdade Racial.
O objetivo do encontro é possibilitar ao Ministério a identificação de gargalos na implementação de ações afirmativas étnico-raciais na educação; e o compartilhamento das boas práticas existentes no estado.
Durante os dois dias de trocas, foi realizada uma oficina com o tema “Cocriação do Plano de Ação para Ações Afirmativas e Promoção da Igualdade Racial”, com o objetivo de estabelecer um plano de ações que, posteriormente, serão acompanhadas pelo MIR.
“Nós pretendemos visitar todos os estados brasileiros para dialogar, conhecer as ações afirmativas e entender qual o nível de implementação e os obstáculos também”, ressaltou o representante da Secretaria de Ações Afirmativas, Combate e Superação do Racismo do Ministério da Igualdade Racial, Raphael Batista Vaz.
Para o diretor do DPDI, da Secretaria de Educação, Rafael Ferreira, o momento é importante para que o combate à discriminação racial no estado seja amplamente discutido e as práticas educacionais antirracistas sejam difundidas.
“Com muita alegria e integração vamos em busca de uma sociedade menos racista e com mais igualdade, de um modo geral, para toda a nossa população”, afirmou o diretor.
Também presente no evento, a secretária Executiva Adjunta do Direito da Criança e do Adolescente da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejusc), Andreza Souza, ressaltou que a oficina é um marco no estado pelo reconhecimento que o Ministério de Igualdade Racial faz das origens e da cultura do Amazonas.
“É um evento que só tem a contribuir para que a gente consiga trazer equidade para o nosso estado, onde não existam diferenças relacionadas a sua cor e cultura”, ressaltou a secretária Andreza.
Durante a realização das oficinas, cada participante pôde sugerir melhorias para a discussão de práticas antirracistas no estado, apontando o que já tem sido feito, e o que pode ser desenvolvido com o apoio do MIR.
FOTO: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
Tags:
Educação