A Ilha do Paraná de Parintins, que faz parte do Projeto de Assentamento Agroextrativista (PAE), foi inserida no Programa de Apoio à Conservação Ambiental – Programa Bolsa Verde do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. O programa paga parcelas trimestrais de R$ 600 a famílias que vivem em áreas de conservação ambiental.
Para participar, as famílias devem comprometer-se a preservar o ambiente e usar os recursos naturais de forma sustentável.
Na tarde de terça-feira (10), os técnicos da Secretaria de Assistência Social (Semasth) foram orientados sobre o novo programa.
O coordenador da Central de Cadastro Único, Luciano Tavares, informou que o acesso das famílias é realizado em nome do responsável familiar inscrito no CadÚnico através do site bolsaverde.mma.gov.br/cidadão
“Estamos orientando as famílias para que verifiquem se elas tem o Cadastro Único e se está atualizado. É necessário entrar no site do Ministério, colocar o CPF e verificar se está dentro do perfil”, informou.
Ele explicou que as famílias que recebem o Bolsa Família podem receber o Bolsa Verde.
O programa beneficia projetos de assentamento ambientalmente diferenciados, unidades de conservação de uso sustentável e em territórios ocupados por povos e comunidades tradicionais, como ribeirinhos, extrativistas, indígenas, quilombolas e outros.
Fotos: Arleison Cruz/ Secom Parintins
Tags:
Meio Ambiente