Idam realiza demonstrações de método sobre produção de abacaxi em Barreirinha


Em Barreirinha (a 331 quilômetros da capital), 50 agricultores familiares participaram de duas Demonstrações de Métodos (DM) sobre produção de abacaxi da variedade Turiaçu-Amazonas. À frente da iniciativa esteve o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), que conta com uma Unidade Demonstrativa (UD) de Abacaxi no município, onde foi realizada a capacitação.

A primeira demonstração teve como tema a colheita e pós-colheita do abacaxi; e a segunda foi sobre seleção e manejo de mudas de abacaxizeiro. Ambas as atividades, realizadas no sábado (07/12), contaram com a presença da coordenadora do Projeto Prioritário do Abacaxi, Silvia Abreu, e da técnica Ariane Lobato.

A Unidade Demonstrativa foi implementada em 2023, com 0,5 hectare, e já está entrando na fase de colheita. O objetivo, segundo informou o gerente do Idam, Rafael Koide, é compartilhar conhecimento técnico sobre a variedade Turiaçu-Amazonas, bem como assistência técnica e extensão rural (Ater) aos produtores da comunidade.

“Durante 15 meses, a unidade local atuou junto aos produtores realizando métodos de Ater com temas voltados para a cadeia produtiva do abacaxi. Participaram 50 produtores do evento”, destacou. 

Foto: Idam/Divulgação

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

DRA. CRISTIANE BRELAZ


PORTAL PANORAMA PARINTINS