A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas - Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), divulga balanço parcial das principais ações realizadas pela Fundação no período de janeiro a outubro de 2024. Os dados do último bimestre do ano estão sendo consolidados e devem ser incluídos até janeiro de 2025.
Em 2024, a FVS-RCP se destacou no enfrentamento aos impactos da estiagem a partir do Plano de Contingência das Ações de Vigilância em Saúde para a Estiagem no Amazonas 2024 e consequente reativação do Comitê de Operações de Vigilância em Saúde (COVS) para coordenar a resposta a emergências públicas no campo da vigilância em saúde.
Uma das ações estratégicas foi a distribuição de 5,3 milhões de unidades de hipoclorito de sódio a 2,5%, para uso na desinfecção de água para consumo humano, beneficiando todo o estado, incluindo regiões bastante afetadas pela estiagem, como os municípios das calhas dos rios Juruá, Purus e Madeira, além da região do Alto Solimões.
“O ano de 2024 foi de grandes desafios e, sem dúvida, o enfrentamento aos agravos de saúde relacionados à estiagem foi um dos principais. No entanto, alcançamos muitos avanços para a saúde pública no Amazonas não só no combate à estiagem, como nos demais campos de vigilância em saúde em todo o estado com ações voltadas à melhoria da qualidade de vida da população”, destaca a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.
Capacitação e visitas técnicas
Em 2024, em parceria com a SES-AM, a FVS-RCP realizou visitas técnicas a 17 municípios, com foco na capacitação das equipes de saúde em eixos estratégicos. Essas visitas envolveram ações de vigilância epidemiológica, controle de zoonoses, diagnóstico laboratorial e a promoção da saúde no interior do estado.
O trabalho incluiu ainda a articulação com o Ministério da Saúde para antecipação da distribuição de vacinas, visando evitar falhas no deslocamento de insumos, devido às dificuldades logísticas causadas pela estiagem.
Controle de Zoonoses
No combate a zoonoses, foi intensificado o monitoramento da raiva animal e o reforço na distribuição de soros antirrábicos e insumos para vacinação antirrábica. Em 2024, 66% dos municípios do Amazonas alcançaram a meta de vacinação antirrábica.
A FVS-RCP coordena as ações de vacinação que tem como objetivo prevenir a raiva, zoonose que afeta animais e humanos.
Imunização
Em 2024, a FVS-RCP implementou atividades de imunização com foco em municípios de todo o Amazonas. Além disso, foram realizadas ações logísticas para facilitar o acesso aos imunobiológicos por ocorrência da estiagem, principalmente em municípios da região sul do estado. Esse reforço estratégico foi assunto apresentado e debatido durante a 36ª Jornada Nacional de Imunizações da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), em Recife, no mês de setembro.
Além disso, a FVS-RCP seguiu atuando com monitoramento próximo às equipes de vacinação municipais, por meio das ações de microplanejamento para Atividades de Vacinação de Alta Qualidade (AVAC), visando aplicar as coberturas vacinais.
Enfrentamento a infecções e doenças
A FVS-RCP também avançou no combate a doenças, com destaque para o monitoramento e controle de malária e arboviroses. A FVS-RCP implantou brigadas contra o Aedes aegypti em 86 escolas estaduais.
Em 2024, foram distribuídos, aos municípios do Amazonas, 20 pickups, 45 motocicletas, 321 bombas de borrifação, 120 microscópios e 480 balanças de peso corporal, voltadas para o enfrentamento da malária e arboviroses (dengue, zika e chikungunya) no Amazonas, além da implementação de tratamento da malária com tafenoquina (novo tratamento para malária), nos municípios de Barcelos, Manaus, Santa Isabel do Rio Negro e São Gabriel da Cachoeira.
No enfrentamento às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), a FVS-RCP alcançou a marca de 5 mil testes rápidos de diagnóstico realizados durante as edições da ação Governo Presente ao longo de 2024 em Manaus. Além disso, houve a implementação das atividades de educação em saúde, mobilização social e qualificação dos serviços para fortalecimentos das estratégias de prevenção combinada ao HIV, resultando na realização de 167 mil testes rápidos para HIV e 139 mil para sífilis, além da mobilização da adesão dos municípios ao Projeto Amplia Amazonas para descentralização do manejo de Pessoas Vivendo com HIV e implantação de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e ampliação de PEP (Profilaxia Pós-Exposição).
Nas ações do HIV/AIDS, Hepatites Virais e IST foram distribuídos 4,8 mil preservativos internos, 228 mil preservativos externos e 72 mil géis lubrificantes.
Houve, ainda, a implementação da vigilância da Infecção Latente da Tuberculose (ILTB) em seis municípios prioritários.
No campo da vigilância hospitalar, entre os destaques está a supervisão de 57 Núcleos de Vigilância Epidemiológica Hospitalar vinculados à Rede Estadual de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (REVEH), além do monitoramento dos 47 Núcleos de Segurança do Paciente e dos 47 Comissões de Controle de Infecção em hospitais.
Também houve a vinculação de sete novos Núcleos de Vigilância Epidemiológica Hospitalar à REVEH na capital: Hospital da Aeronáutica, Delphina Aziz, Getúlio Vargas, UPA Campos Salles, SPA Zona Sul, Manicoré e Borba.
O Programa de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua) foi implantado no município de Jutaí (a 51 quilômetros de Manaus), totalizando 43 municípios do Estado com esse Programa implantado.
Monitoramento e inspeções
A fundação também investiu no fortalecimento da vigilância sanitária, com a realização de 236 inspeções no estado e a execução de 62,4 mil inspeções municipais. Foram monitorados ainda eventos de massa, como o Carnaval e o Festival Folclórico de Parintins, visando a saúde pública em aglomerações. Ainda em 2024, a FVS-RCP venceu o Prêmio Anvisa, sendo reconhecido pela atuação nos avanços e desafios no monitoramento dos serviços de hemoterapia no Amazonas.
Ações educativas e Saúde do Trabalhador
Com a realização de 277 ações educativas, a FVS-RCP envolveu mais de 5,7 mil participações de profissionais de saúde, promovendo a educação sobre prevenção de doenças e o fortalecimento das políticas públicas de saúde. A fundação também se dedicou ao monitoramento da saúde do trabalhador, com a realização de 21 inspeções e atividades educativas direcionadas a este grupo.
Reconhecimentos
Em dezembro, a FVS-RCP recebeu o “Selo Ouro”, certificado do Programa de Acompanhamento e Certificação da Regularidade de Dívidas Judiciais pelas Entidades e Entes Públicos do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM).
Vigilância laboratorial
Foram realizados 260 mil exames e ensaios e 234 mil procedimentos pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-AM) e Laboratório de Fronteiras (Lafron), ambos da FVS-RCP.
Além disso, o Lacen-AM recebeu, em dezembro, o certificado de desempenho satisfatório no Programa de Ensaio de Proficiência (PEP-FUNED) 2024, destacando-se com 100% de concordância nas avaliações das rodadas dos Ensaios Sorológicos.
FOTO: Divulgação/FVS-RCP, Girlene Medeiros/FVS-RCP, Evandro Seixas/SES-AM
Tags:
Saúde