O Boi-Bumbá Garantido visitou, nesta sexta-feira (06/12), a comunidade Waikiru, do povo Sataré Mawé, situada na zona centro-oeste de Manaus, em celebração ao encerramento do ano letivo da Escola de Língua Materna e Conhecimentos Tradicionais Indígenas Nusoken.
Composta por 22 famílias, a aldeia urbana utiliza a escola como um espaço fundamental para repassar os conhecimentos ancestrais, preservando a língua e as tradições do povo Sateré-Mawé.
Durante o evento, que contou com a participação da comunidade e do tripa do boi, Batista Silva, o Bumbá proporcionou momentos de alegria e reforçou a visibilidade da identidade indígena no contexto urbano.
O presidente do Boi Garantido, Fred Goes, afirmou que a iniciativa fortalece a identidade do “Boi do Povão”, mostrando que, além de uma festa popular, o Bumbá representa uma luta constante dentro e fora da arena.
“O Garantido está onde sempre esteve: ao lado do povão. Essa parceria com a comunidade Waikiru fortalece a visibilidade dos povos indígenas, que sempre foi uma das causas defendidas pelo Boi Garantido”, disse Fred Góes.
A tuxaua Jeane Sateré, liderança da comunidade, destacou a importância da cultura popular na valorização da resistência indígena. Ela afirmou que o Boi Garantido, além de ser um defensor dos direitos dos povos originários, simboliza a esperança para sua comunidade.
“Esse momento é uma honra para nós. A visita do Boi Garantido trouxe esperança para o nosso povo, especialmente para nossas crianças, que estão aprendendo sobre as toadas e se interessando em conhecer o Boi-Bumbá. Essa cultura é muito representativa”, mencionou Jeane.
A tuxaua destacou, ainda, que Festival de Parintins conta as histórias do povo indígena repassadas por pelos ancestrais, e segundo ela, ver o Boi se apresentando na aldeia resgata muitas memórias.
O Boi Garantido entende o seu importante papel na luta ao lado dos povos originários e a iniciativa reafirma que o Boi do povo é mais do que um símbolo cultural, é a voz daqueles que o constroem e o fazem ser o mais querido do Povão.
Fotos: Asscom Boi Garantido
Tags:
Cultura