O Barco Hospital São João XXIII, que está realizando a primeira expedição em parceria com o Governo do Amazonas em comunidades ribeirinhas de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus), já ultrapassou a expectativa de atendimentos prevista para ser cumprida em quatro dias da missão – de quarta-feira (11/12) até este sábado (14/12). A meta era realizar 425 atendimentos, mas já foram recebidos 979 pacientes, mais do que o dobro, em três dias (de quarta até a última sexta-feira (13/12).
Na sexta-feira (13/12), a equipe de gestão da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), tendo à frente a titular da pasta, Nayara Maksoud, acompanhou de perto os atendimentos no Barco Hospital. O secretário executivo do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Jurandi Frutuoso, também integrou a equipe e ficou impressionado com a estrutura da embarcação e o trabalho que está sendo realizado.
O barco foi construído pela Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, e as expedições são organizadas em parceria com a SES-AM. Nesta primeira viagem, explica a secretária Nayara Maksoud, os atendimentos se concentraram na comunidade Xiborena, alcançando outras localidades próximas.
Em três dias, segundo a secretária, foram registradas 795 consultas médicas, além de 147 atendimentos odontológicos e a realização de 37 cirurgias de baixa e média complexidades, como as de hérnia e vesícula.
“É um resultado muito positivo e um trabalho diferenciado que está sendo feito no Amazonas, que possui uma característica geográfica singular. Queremos avançar com esse modelo, tornando uma política pública, diante de uma região singular como o Amazonas”, afirmou Nayara Maksoud. De acordo com ela, as próximas expedições já estão em planejamento.
O Barco Hospital São João XXIII dispõe de estrutura hospitalar completa para a realização de consultas médicas, exames laboratoriais e de imagem e cirurgias de baixa e média complexidade. Entre as especialidades ofertadas estão clínico-geral, dentista, dermatologista, ginecologista, oftalmologista e pediatra.
“A principal característica é o acolhimento. O paciente chega, passa pela consulta, realiza os exames necessários e já sai daqui com o remédio, para dar continuidade ao tratamento. Se precisar de cirurgia, também pode realizar aqui mesmo, dependendo do caso. Então, é um projeto que traz saúde e agilidade no atendimento para as populações ribeirinhas”, enfatizou frei Alberto Medeiros, representante da Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus.
A dona de casa Railiani da Silva veio de outra comunidade, em busca de uma consulta com um pediatra para o filho. A viagem valeu a pena. “Estou muito feliz. Aqui no barco eu consegui fazer tudo de forma rápida e segura. E como sou mãe de primeira viagem, as dúvidas existem. Graças a Deus, está tudo bem com o meu bebê e eu só tenho a agradecer”, disse ela.
Antônio Costa também esteve no São João XXIII para se consultar com o oftalmologista. Para ele, a experiência foi muito positiva. “Eu não estava enxergando direito. Passei com o médico aqui e já vou ser encaminhado para realizar a cirurgia que eu tanto preciso. Estou saindo muito grato, porque meu problema foi resolvido”, comentou.
FOTO: Evandro Seixas/SES-AM
Tags:
Saúde