A sexta-feira (06/12) foi de emoções para jovens estudantes de todo o estado do Amazonas. Com o resultado dos vestibulares da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), foram 3,4 mil vagas disponíveis, sendo ocupadas, em 98%, por amazonenses. Ainda em fase de contabilizações de aprovados pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, o município de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus) aparece como destaque em suas escolas estaduais. Até o momento, mais de 120 foram aprovados para o Ensino Superior na cidade.
Com 63 estudantes aprovados na UEA, a Escola Estadual (EE) Senador João Bosco viveu uma sexta-feira de festa. Entre os aprovados, cinco deles foram para o curso de Medicina, além de diversas engenharias, licenciaturas, pedagogia e demais cursos. Aprovada em Medicina, a discente Alessandra Borges, 18, falou sobre o sentimento de realizar um sonho.
“A pandemia foi um momento de dificuldade, mas também foi quando decidi que queria ser médica. Hoje, realizei o sonho de poder iniciar essa trajetória. Quero agradecer à escola, que me apoiou muito. Nos simulados, nas mentorias, no incentivo ao vestibular. Tudo isso tivemos em nossa escola”, destacou a estudante.
Ainda de acordo com a estudante, o mais importante é se dedicar, sempre respeitando os seus próprios limites. Momentos de qualidade também são importantíssimos para os “vestibulandos”, ressaltou Alessandra, que encaminhou a vaga pelo Sistema de Ingresso Seriado (SIS) e pelo Vestibular 2024 da UEA. Alessandra ainda aguarda os resultados do Processo Seletivo Contínuo (PSC) e do Processo Seletivo do Interior (PSI), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
“Precisamos nos conhecer, para que não façamos as coisas do jeito errado. Não adianta estudar 24 horas por dia, e não conseguir fixar os assuntos por sobrecarga. É necessário cuidar da saúde mental, ter tempo de qualidade, descansar e se divertir”, enfatizou a discente.
Resultado planejado
Para o diretor da unidade de ensino, Luciano Barros, o número significativo de aprovados é resultado do trabalho desenvolvido durante todo o ano. São mais de 640 alunos matriculados, e a responsabilidade com o futuro desses discentes é uma preocupação diária.
“Ficamos muito felizes com os resultados. A gente busca desenvolver diversas atividades pedagógicas, para colocar eles em contato com as possibilidades do futuro. Estamos sempre fortalecendo esses laços”, destacou o diretor.
Os esforços também foram reconhecidos por Kauê Martins, 18, que passou em Engenharia da Computação na UEA. Desde criança, apaixonado por computadores e jogos eletrônicos, foi na escola que Kauê entendeu que o interesse poderia virar profissão.
“Quero agradecer aos nossos professores, que são muito competentes. Consegui seguir pelo caminho daquilo que sempre me chamou atenção durante toda a vida. Consegui ter perspectiva de futuro, estou muito feliz”, compartilhou o estudante.
Entre as EE Senador João Bosco, Irmã Sá e Colégio Batista de Parintins, mais de 120 estudantes foram aprovados na UEA. As Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) e Distritais de Educação (CDEs) seguem com as contagens para um melhor panorama no âmbito estadual de aprovações.
Na segunda-feira (09/12), uma carreata pelas ruas de Parintins celebrará a conquista dos alunos da rede estadual de ensino, de acordo com informações da Coordenadoria Regional de Educação do Município.
Interior
A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, por meio das Coordenadorias Regionais de Educação, está realizando o levantamento dos alunos aprovados nos vestibulares da UEA.
Em Novo Aripuanã (a 227 quilômetros de Manaus), por meio das suas redes sociais, o professor Valdenison Sá Tinga, celebrou a conquista do seu filho, o aluno da Escola Estadual Julieta Lopes, Benedito Arcanjo que está dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Em Humaitá (a 590 quilômetros da capital), a EE de Tempo Integral Álvaro Maia, parabenizou o aluno da sala de recurso, João Victor Aguiar, aprovado em Educação Física no vestibular da UEA.
Capital
Na capital, as Coordenadorias Distritais de Educação (CDE) estão mobilizadas acompanhando a aprovação dos alunos. Escolas como a EE Marechal Hermes, EE Sebastião Norões, Professor Ruy Alencar já parabenizaram seus alunos pelas aprovações.
FOTO: Alessandra Borges e Kauê Martins/Arquivo Pessoal
Tags:
Educação