A Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) ativou, neste domingo (17/11), o Centro Integrado de Comando e Controle Local (CICC-L). por meio da Secretaria Executiva Adjunta de Planejamento e Gestão Integrada de Segurança (Seagi), para acompanhar a visita do presidente norte-americano, Joe Biden.
Durante o mês de outubro e início de novembro, a Seagi esteve à frente, até esta data, de quatro reuniões que teve como objetivo traçar estratégias na segurança durante a visita do presidente à capital amazonense.
Além da Seagi, a SSP-AM atuou com a Secretaria Executiva Adjunta de Operação (Seaop), a Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai) e com o Centro Integrado de Análise de Imagem de Segurança Pública (Ciaisp).
Polícia Militar
Cerca de 830 policiais da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) foram mobilizados para integrarem um complexo esquema de segurança durante a passagem do presidente norte-americano. Além do efetivo policial, 118 veículos foram utilizados na operação.
A corporação realizou uma série de ações que incluíram bloqueio de ruas, controle de acesso, acompanhamento do comboio do presidente norte-americano, monitoramento de manifestações e patrulhamento intensificado em pontos considerados sensíveis. Além do controle de multidões, que exigiu policiamento adequado para este público.
Estiveram envolvidos no esquema de segurança os policiais militares que fazem parte do efetivo das Companhias Interativas de Polícia (Cicoms), Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), Força Tática, Batalhão de Choque, Grupamento de Manejo de Artefatos Explosivos (Marte), Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), Grupamento de Radiopatrulhamento Aéreo (Graer), Policiamento Ciclístico (Ciclopatrulha), Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIPCães), Comando de Policiamento Ambiental (CPAmb), Snipers da corporação e alunos soldados.
Polícia Civil
A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) atuou com um efetivo de 81 policiais plantonistas em atividade nas Delegacias Centrais, Base Virtual e Delegacias Especializadas.
O Departamento de Inteligência de Polícia Judiciária (DIPJ) atuou diretamente na atividade de contra-vigilância nas áreas de interesse, em apoio aos integrantes do Serviço Secreto Norte-Americano, além de ter realizado, durante as duas semanas que antecederam a visita, o monitoramento das redes sociais visando antecipar quaisquer movimentações de caráter ilícito.
A Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core) realizou escoltas de integrantes da comitiva presidencial norte-americana durante os dias que antecederam a visita presidencial, e permaneceu de prontidão em caso de ocorrências que demandam atuação especializada.
Corpo de Bombeiros
O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) esteve presente na equipe de escolta com 33 bombeiros especialistas em combate a incêndio, manuseio de produtos perigosos, biossegurança, atendimento pré-hospitalar e bombeiros de aeródromo.
Também estiveram envolvidas na ação seis viaturas da corporação. Além disso, todos os postos operacionais da capital estavam com equipes montadas e prontas para atuar em casos de ocorrências.
FOTO: Divulgação/SSP-AM
Tags:
Segurança Pública