O artista Kennedy Prata, de 38 anos, conhecido por sua trajetória no Boi Caprichoso e no Carnaval carioca, foi um dos grandes vencedores da 19ª edição do Prêmio Plumas e Paetês Cultural. Reconhecido na categoria "Escultor de Formas e Movimentos 2024", Kennedy levou o troféu por seu trabalho na GRES Beija-Flor de Nilópolis, destacando-se pela inovação nas formas e movimentos das alegorias que encantaram o público no Carnaval deste ano.
O evento, realizado nesta quarta-feira (20), homenageou o lendário cantor, compositor e instrumentista Noca da Portela, exaltando a contribuição dos bastidores para o sucesso do Carnaval.
Kennedy celebrou a premiação e ressaltou o trabalho em equipe e o orgulho de levar mais um prêmio para Parintins. “Mais um pra conta. Gratidão a Deus, à escola de samba Beija-Flor de Nilópolis, à diretoria, à minha equipe, grandes profissionais que tornam tudo isso possível e à minha família. Também agradeço ao Plumas e Paetês por reconhecer nossa arte. Tudo foi maravilhoso. Estou muito feliz em poder levar esse reconhecimento para Parintins, a cidade que foi meu espelho, onde dei meus primeiros passos”, disse.
O artista, que já acumula quatro prêmios de Melhor Pintor de Arte no Carnaval, subiu mais um degrau em sua carreira ao conquistar o título de Melhor Escultor e Movimentos Alegóricos 2024.
Trajetória marcada pela arte
Kennedy Prata iniciou sua jornada artística ainda na infância, na escola de Arte Irmão Miguel de Pascale e construiu um currículo ao longo de seus 21 anos dedicados ao Boi Caprichoso. Reconhecido como um dos pilares da estética do boi negro de Parintins, Kennedy também se destacou no Carnaval carioca, com passagens por escolas como Salgueiro, Imperatriz Leopoldinense, Unidos da Tijuca e, Beija-Flor de Nilópolis.
Domínio em escultura e pintura são marcas registradas de sua arte.
*Prêmio Plumas e Paetês
Criado há 19 anos, o Prêmio Plumas e Paetês Cultural é uma celebração aos profissionais que atuam nos bastidores do maior espetáculo da Terra. Reconhecendo escultores, figurinistas, pintores, coreógrafos e outros artistas, o evento eterniza o papel essencial desses talentos na preservação e evolução da cultura brasileira.
A conquista de Kennedy Prata reforça o impacto da arte parintinense no cenário nacional, mostrando como o talento regional pode dialogar com grandes manifestações culturais do Brasil, como o Carnaval do Rio.
Fotos: Alexandre Vieira e Michel Amazonas
Tags:
Cultura