A diretoria do Boi-Bumbá Garantido abriu um diálogo com o Sebrae e Prefeitura de Parintins para por em prática um projeto que vai ampliar o desenvolvimento de trabalhos artísticos na área de artesanato em Parintins. Para tratar sobre a proposta, o designer Sérgio Matos reuniu na tarde de terça-feira (26/11) com os diretores do bumbá, na sala da presidência na Cidade Garantido.
No encontro estiveram o presidente em exercício e diretor administrativo do Garantido Helen Veras Filho, o diretor e produtor musical Alder Oliveira, além dos conselheiros de artes Emerson Brasil e Geadre Reis. O assessor técnico da Secretaria Municipal de Cultura, Jacson Souza, representou o Poder Público Municipal na reunião.
Sérgio Matos é reconhecido internamente por trabalhos voltados para o design com características exclusivas para a sustentabilidade e valorização cultural e atualmente se tornou um dos culsultores do Sebrae.
De acordo com Sérgio, a ideia é impulsionar a geração de renda para os artesãos locais para que eles tenham renda com seis trabalhos o ano inteiro, mas também no período do Festival Folclórico de Parintins. No primeiro momento, o foco da produção de artesanato será para a confecção de peças sofisticadas de moda e decoração.
Para Helen Veras Filho, o bumbá sempre acreditou no potencial artístico dos trabalhadores do artesanato parintinense. Ele ressalta que com essa parceria, o Sebrae vai proporcionar formação técnica para os artesãos locais por meio de oficinas de produção de artesanatos sofisticados e de alto valor comercial.
"Com essa parceria nossos artesãos terão, inclusive, a possibilidade de uma visibilidade profissional em nível nacional e internacional", disse Veras.
As oficinas estão previstas para iniciarem já no início do próximo ano. O diretor Helen Veras informa que os artesãos que queiram participar do projeto e serem incluídos nas oficinas profissionalizantes devem procurar as diretorias administrativa e social do Garantido para efetuares seus cadastros.
Tags:
Cultura