Dois animais silvestres, um gavião da espécie belo e um macaco-prego-das-guianas (Sapajus apela), resgatados pela Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente-Sedema, estão a caminho do Centro de Triagem de Animais Silvestres-CETAS do Ibama, em Manaus.
O gavião está com a asa quebrada e foi resgatado na comunidade de Vila Amazônia, região que concentra exemplares da espécie. Em Parintins não há profissionais com especialidade para tratamentos nesses casos específicos.
O macaco foi resgatado pela equipe de fiscais da Sedema na Estrada do Aninga s/n, Comunidade Santa Terezinha, depois de aparecer na casa da senhora Graziela Eleutério. O animal se encontra aparentemente saudável, porém não está apto para ser reintroduzido à natureza devido ao tempo que passou em cativeiro.
De acordo com o relato da Sra. Graziela, o animal apareceu em sua residência no mês de junho de 2024, período em que o proprietário de um terreno próximo a sua residência realizava o desmatamento da área, gerando como consequência a fragmentação do ambiente natural, fazendo com que os macacos procurassem abrigos em grupamentos de humanos mais próximos em busca de alimentos.
A Prefeitura de Parintins, por meio da Sedema, agilizou o transporte dos animais aos cuidados da zootecnista Kellen Abecassis. No CETAS eles receberão cuidados necessários para a reabilitação e reintrodução posterior na natureza.
Tags:
Meio Ambiente