Em sessão ordinária desta terça-feira, 29 de outubro, o vereador Telo Pinto (Avante), que é presidente da Associação dos Pecuaristas de Parintins (APP) levantou um assunto urgente e preocupante: o aumento do roubo de gado em Parintins. Ele destacou a gravidade do problema e prestou solidariedade ao pecuarista Zé Maria Pessoa, vítima recente desse crime.
Ao falar do fato, disse que foi o total de 40 búfalas. Mencionou a dificuldade de ter uma propriedade rural e criar animais, para ainda enfrentar o roubo. Afirmou que é um problema recorrente e lamentou a falta de soluções efetivas ao longo dos anos. Anunciou que vai encaminhar requerimento para que a Polícia Civil do Amazonas intensifique esforços na investigação e punição dos ladrões de gado.
Pontuou a necessidade de ações severas por parte da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (ADAF). Sugerindo que os envolvidos em roubos sejam impedidos de registrar animais. Chamou atenção para a prática de "esquentar" o Guia de Transferência Animal (GTA), para venderem os animais roubados em outros municípios.
Reforçou que os furtos causam prejuízos enormes aos produtores locais. Pediu punições rigorosas, inclusive a proibição de abate de animais no matadouro municipal para os envolvidos no crime. Relembrou o apoio do ex-governador Amazonino Mendes (in memoriam), ao disponibilizar, na época, até hidroaviões para combater o roubo de gado em Parintins. Reivindicou por ação semelhante da gestão atual.
O parlamentar também apresentou Moção de Pesar pelo falecimento do Pastor Rayner Costa de Souza. “Foi meu colega lá do São José Operário, integrante banda Água Cristalina, que fez um sucesso tremendo, na década do ano de 90, 2000, em Parintins, em Manaus, até mesmo no Brasil. O Água foi um divisor de águas no forró amazonense e o Rayner era um dos mentores da banda. Aqui, eu quero prestar minhas condolências à família enlutada pela perda irreparável desse grande amigo”, finalizou.
Tags:
Política