Vereador Telo Pinto fala sobre novos passos para maior desenvolvimento do setor primário


Em sessão ordinária desta terça-feira, 22 de outubro, o vereador Telo Pinto (Avante) lamentou a ausência de quórum, o que impossibilitou a deliberação sobre questões como a apreciação do Parecer da Comissão de Constituição e Justiça relacionado ao orçamento público deste ano. Disse que, entre as novidades, tem a introdução das emendas impositivas, uma conquista significativa para o Legislativo.

“Essas emendas vão permitir que os vereadores direcionem parte do orçamento municipal, com 50% das verbas sendo destinadas à saúde. Essa medida visa proporcionar uma maneira direta para os legisladores contribuírem com investimentos em áreas críticas, como apoio a hospitais e unidades básicas de saúde”, ressaltou.

Afirmou que a implementação das emendas também abre oportunidades para investimentos na educação. “Temos solicitações dos vereadores para reformas e construções de escolas que nem sempre foram atendidas devido às limitações orçamentárias. Com as emendas, os vereadores vão ter autonomia para direcionar investimentos que atendam às necessidades específicas do setor educacional de Parintins”, argumentou. 

Outro ponto enfatizado em seu discurso foi a importância de impulsionar o setor primário. Falou da proposta de implementação de agroindústria para beneficiamento da mandioca, em resposta à recente escassez de produção local, agravada pela estiagem. Mencionou a carência de mecanização agrícola e utilização de tecnologias avançadas para aumentar a produção de mandioca, melancia, banana e outras culturas. 

O parlamentar ressaltou necessidade de um esforço conjunto com o prefeito eleito, Mateus Assayag, para captar recursos federais que fomentem o setor primário. Pontuou a criação do Fundo do Setor Primário, como instrumento para a recepção das emendas, para serem convertidas em insumos e tecnologias agrícolas para os produtores locais. “Esse fundo visa não apenas aumentar a produção, mas também melhorar a qualidade e a sustentabilidade das práticas agrícolas, em benefício direto aos agricultores e à economia local”, frisou.

No final de seu pronunciamento, compartilhou sua experiência no Círio de Nazaré, evento religioso de grande importância em Belém, estado do Pará. Descreveu o momento como um “encontro emocionante de fé e devoção”, com destaque à participação de muitos parintinenses.

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

JÔ MÓVEIS PARINTINS



PORTAL PANORAMA PARINTINS