Fotos: Divulgação |
A tradição azul e branca do Boi Caprichoso está representada na arte do tema de 2025 “É Tempo de Retomada” com a ilustradora digital e colorista Ananda Cid, 30, descendente do fundador do bumbá, Roque Cid.
Ananda é graduada em Artes Visuais, pós-graduada em Arte Educação, é servidora federal do Laboratório de Artes do ICSEZ - UFAM e trabalha com artes digitais há mais de oito anos.
A artista visual já participou de vários projetos locais e nacionais e coletivos como Buriti. Ela também editou dois livros fotográficos Cenas da Ilha Parintins I e II e ilustrou o livro Fantásticos Caboclos Contadores de Histórias, projetos realizados em família, com os pais, a jornalista Peta Cid e o radialista Elinaldo Tavares.
Ananda carrega na veia a herança da arte da família Cid e em especial de sua avó, a mestra e costureira do Caprichoso, Ednelza Cid.
O desenhista e finalista do curso de Artes Visuais (UFAM/Parintins) Denner Silva, 30, se junta ao grupo artístico para selar com conhecimento e criatividade a proposta artística do bumbá que se reveste de arte e cultura para defender a Amazônia.
A arte do tema também carrega os saberes do indígena Adolfo Tapaiüna, 21, estudante do curso superior de Tecnologia e Designer Digital (UEA/Parintins).
“Essas três pessoas exprimem justamente a marca, o sentimento e a força de um tema que a gente entendia que não éramos nós que iríamos protagonizar essa visualidade, mas que essa visualidade precisava ser acima de tudo expressa por um importante tripé que galga esse tema: arte, tradição e ancestralidade”, revelou Ericky Nakanome, presidente do Conselho de Artes do Caprichoso.
Tags:
Cultura