A Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria de Saúde e da gerência do programa Saúde da Mulher, abre oficialmente a campanha Outubro Rosa no município nesta sexta-feira, dia 10. A programação acontecerá na sede da Semsa. A campanha reforça a importância da prevenção contra os cânceres de mama e colo do útero. O Dia D nas unidades básicas de saúde será no dia 17 de outubro.
A gerente do programa Saúde da Mulher, enfermeira Dayse Mendes, informa que o atendimento às mulheres do município já está sendo realizado em todas as UBS para coleta de preventivo, exame clínico das mamas e rastreamento das faixas de risco.
Ela explicou que a idade recomendada para a coleta do preventivo é de 25 a 64 anos. No entanto, se a mulher estiver fora dessa faixa etária, mas estiver sentindo algum incômodo ou apresentando secreção, pode procurar a unidade de saúde mais próxima.
Para a realização da mamografia, a recomendação é para mulheres de 50 a 69 anos. "É nessa faixa etária que mais frequentemente ocorre o desenvolvimento do câncer de mama, especialmente entre aquelas que têm histórico familiar de câncer", explicou.
Dayse Mendes ressaltou que é fundamental que todas as mulheres realizem seus exames regularmente, devido à gravidade dessas doenças. "São patologias que, se tratadas precocemente, têm grandes chances de cura. Mas, para isso, precisamos do diagnóstico", concluiu.
HPV
Outro foco da campanha Outubro Rosa em Parintins será a vacinação de adolescentes contra o HPV, vírus causador do câncer do colo do útero.
Tags:
Saúde