A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), em conjunto com o Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap) e o Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência Tecnologia e Inovação (Consecti), em colaboração com a Embaixada da França no Brasil, lançaram, nesta segunda-feira (21/10), a Chamada de Propostas- Workshops Trilaterais Amazônia +10. A ação visa apoiar a realização de workshops e estimular a colaboração científica entre os países, além de colaborar para pesquisa em temas estratégicos para a Pan-Amazônia.
A chamada é destinada a pesquisadores de instituições de ciência, tecnologia e inovação baseadas na França, na Guiana Francesa e nos nove estados brasileiros da Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e Maranhão) para submeterem propostas de financiamento para realização de workshops de pesquisa.
Os workshops devem ser organizados de forma conjunta, necessariamente, envolvendo pesquisadores brasileiros e da França ou Guiana Francesa. O formato dos workshops é presencial, e devem ser realizados na Guiana Francesa ou em algum dos nove estados da Amazônia Legal do Brasil.
Durante o evento, a diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales, destacou a parceria firmada entre o Confap, o Consecti e a Embaixada da França, que permite mais uma chamada dentro da Iniciativa Amazônia + 10. Ela enfatizou ainda o trabalho desenvolvido pela Iniciativa como uma ação construída de forma coletiva, e que envolve as 27 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs).
“Dessa vez, a parceria é para financiamento de workshops que fortaleçam a área de ciência, tecnologia e a pesquisa. Todas as vezes que lançamos edital, nossa expectativa é a melhor possível, com a submissão de propostas de alto nível e com mérito, para que elas possam não apenas serem recomendadas, mas também contratadas”, disse a diretora-presidente da Fapeam.
O assessor da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapesp), João Arthur Reis, detalhou itens da chamada como objetivos, investimentos, cronograma, e enfatizou que entre os temas da chamada estão: biodiversidade e mudanças climáticas na Amazônia, povos e comunidades tradicionais da Amazônia, saúde e novo modelo de desenvolvimento para a Amazônia.
“O objetivo desses workshops são encontros de apoio à pesquisa, que devem acontecer na Amazônia Legal ou na Guiana Francesa, trazendo pesquisadores desses países que consigam se reunir e dar início a uma cooperação mais ampla”, ressaltou.
A conselheira-adjunta científica da Embaixada da França, Sophie Jacquel, enfatizou que a nova chamada é considerada importante, especialmente, por contribuir com a cooperação técnica-científica de excelência entre os países e com temáticas prioritárias para o desenvolvimento dos territórios entre os países e bem-estar da população.
“Ficamos felizes em apresentar essa chamada entre a Guiana Francesa e o Brasil. Isso é somente o início da nossa colaboração, pois os workshops irão criar equipes de pesquisa e projetos científicos e que esperamos apoiar no futuro projetos científicos entre a França e o Brasil”, acrescentou.
Submissão de Propostas
A chamada tem valor total de R$700 mil. Cada workshop terá até 30 participantes, incluindo a equipe responsável, e poderá ser financiado em até R$170 mil. As propostas devem ser apresentadas pelo Pesquisador Principal do Brasil, que será responsável pela sua execução e prestação de contas técnica do projeto. Os recursos são destinados diretamente às pesquisas e deverão ser geridos pela fundação de apoio.
As propostas para concorrer ao financiamento deste edital devem ser feitas por meio do preenchimento do formulário online, disponível no site da Iniciativa Amazônia +10, disponível em www.amazoniamaisdez.org.br. As propostas selecionadas irão firmar contrato com a Fundação Arthur Bernardes (Funarbe).
Os candidatos devem ficar atentos a todos critérios e requisitos para concorrer à chamada, que recebe propostas até o dia 13 de dezembro. A previsão é que o anúncio das propostas selecionadas ocorra no mês de fevereiro de 2025, e a realização dos workshops deverão ser realizados até 1º de outubro.
Iniciativa Amazônia + 10
A Iniciativa Amazônia+10 é um projeto do Confap e Consecti, com objetivo de apoiar a pesquisa e a inovação na Amazônia Legal, promovendo a interação natureza-sociedade e o desenvolvimento sustentável e inclusivo da região.
A iniciativa aspira promover ações convergentes de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) que fortaleçam diretrizes, eixos e proposituras do Planejamento Estratégico de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia, visando superar obstáculos para o reflorestamento de áreas degradadas, o desenvolvimento de atividades agrícolas de baixa emissão de gases de efeito estufa.
Também visa a agregação de valor nas cadeias produtivas da bioeconomia, a geração de alimentos, a produção de fármacos, a geração de energia limpa, entre outros, e a garantia de acesso a serviços básicos para as populações que habitam na região.
Foto: Ayrton Lopes-Fapeam
Tags:
Geral