Idam entrega documentos e atende agricultores familiares da zona rural de Manaus


Nesta sexta-feira (18/10), o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) entregou mais de 120 documentos essenciais para o setor primário, no ramal Frederico Veiga, na BR-174, zona rural de Manaus. Além disso, a iniciativa realizou mais de 200 atendimentos aos agricultores familiares das comunidades Frederico Veiga, Novo Paraíso e São Francisco.

A ação contou, ainda, com técnicos da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejusc), Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) e Secretaria de Segurança Pública do Estado do Amazonas (SSP-AM), que reforçaram o atendimento aos comunitários.

Durante a ação, o Idam entregou 40 Cartões do Produtor Primário (CPP) e 86 Cadastros Nacionais da Agricultura Familiar (CAF). Os agricultores familiares, também, receberam orientações de técnicas e tecnologias para melhorar o cultivo de citros e de como obter a aposentadoria rural.

“Essa é mais uma ação do Governo do Estado, com objetivo de levar nossos serviços de emissão de documentos, como CPP e CAF, para mais perto do nosso agricultor com objetivo de facilitar o acesso deles ao trazer os serviços necessários para dentro da comunidade. Desta forma, melhoramos a vida do nosso agricultor”, ressaltou o diretor-presidente do Idam, Vanderlei Alvino. 
 
Atendimentos

O gerente da Unidade Local (Unloc) da Barreira, Ofir Hage, destacou a importância dos atendimentos para os comunitários.

“É uma oportunidade para os moradores da comunidade como acesso a orientações técnicas, emissão e renovação de CPP, orientação técnica sobre o cultivo de citros. Muitas vezes o produtor nos procura para perguntar sobre o acesso à aposentadoria e, hoje, estamos com a equipe orientando sobre os procedimentos para o agricultor”, frisou.

Uma das beneficiárias foi a agricultora Dori Barros, que salientou o acesso à renovação dos documentos rurais. “Hoje, eu pude receber pela segunda vez a carteira do produtor rural, que facilita muito a gente comprar os insumos, a ração do peixe, a ração do frango, com preço bem mais acessível”, agradeceu.

FOTOS: Abrahão Graham / Idam

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

DRA. CRISTIANE BRELAZ


PORTAL PANORAMA PARINTINS