Uma fêmea de peixe-boi foi encontrada morta em uma enseada da Praia do Meio, em Parintins, localizada em frente da comunidade Brasília. O animal provavelmente ficou encalhado na praia que se estende no meio do Rio Amazonas.
A Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente -Sedema recebeu as informações e as imagens repassadas pelo professor Juan Correa para a radialista Graça Teixeira.
Foi ele quem identificou a fêmea, ainda intacta, aparentando ter morrido há poucas horas.
“Ela encalhou e não soube retornar ao rio devido ao seu tamanho. Estávamos tirando fotos no momento e então avistamos um volume que a princípio parecia ser um boto. Então fomos investigar mais de perto e identificamos que era o peixe boi”, lamentou o professor.
A seca histórica que forma bancos de areia é um agravante porque diminui a área de navegação dos peixes-boi, permitindo que encalhem nas praias ou se tornem presas fáceis para os caçadores.
O subsecretário de Meio Ambiente, Wescley Dray lamentou o ocorrido e encaminhou as imagens para o conhecimento do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia-INPA, ao veterinário Anselmo d´Affonseca que monitora o peixe-boi da Amazônia no Laboratório de Animais Aquáticos.
Tags:
Meio Ambiente