Após a queda das ações em decorrência do período pandêmico e visando a retomada em prol aos ribeirinhos durante a estiagem, a Marinha do Brasil realizou na semana passada, o IV Encontro Regional da Soamar. O evento que comandado pelo presidente da Soamar Manaus, Sérgio Viana, aconteceu no Complexo Naval Rio Negro, em Manaus, contou com a presença de soamarinos, sociedade civil, empresários e donos de estaleiros.
Para a nova retomada, o encontro teve como principal pauta, o projeto denominado “Oftamologia Humanitária”, do médico Jacob Cohen por meio da Fundação Piedade Cohen, que navega pelos rios da Amazônia em dedicação a restaurar a visão e impactar positivamente na saúde do povo ribeirinho.
Esse ano, a expedição teve início com a chegada da equipe de São Paulo a Manaus, com destino a Tabatinga, com a jornada seguindo em diversos municípios pelo Rio Solimões, com apoio logístico da Marinha, instituições e empresas oftalmológicas , oferecendo diversos serviços de saúde, além de distribuição de óculos, beneficiando quase 2 mil pessoas.
O presidente da Soamar no Baixo Amazonas, Fausto Martins, avalia o encontro como importante, para a busca de novos soamarinos e para a iniciativa de mais ações nos municípios, principalmente nesse período de estiagem, apresentando alternativas para ajudar as pessoas que necessitam a melhoria da vida do povo ribeirinho, além de integrar Marinha e sociedade, por meio da Soamar.
Texto: Kedson Silva - Foto: Divulgação Soamar
Tags:
Geral