Primeiro orador da sessão plenária desta terça-feira, 17 de setembro, o vereador Telo Pinto (Avante) apresentou Projeto de Lei que visa proteger a saúde dos profissionais da limpeza urbana do município de Parintins. O documento versa sobre a obrigatoriedade para o fornecimento de uniformes com proteção contra radiação ultravioleta (UV) para os garis.
A proposta é que os uniformes sejam produzidos com materiais que ofereçam um Fator de Proteção Ultravioleta (FPU) de no mínimo 50+, de acordo com as normas técnicas vigentes. Instituir tal medida de segurança, para que eles fiquem devidamente equipados no exercício de suas funções, tem como objetivo principal proteger a saúde dos profissionais contra os efeitos nocivos da exposição excessiva ao sol.
Em justificativa, ressaltou a importância da medida. “Os garis estão constantemente expostos aos raios solares durante suas atividades diárias, o que pode resultar em queimaduras solares e até doenças de pele. Além de proporcionar proteção contra a radiação ultravioleta, o projeto de lei prevê capacitações e treinamentos para conscientizar os profissionais sobre a importância do uso das vestimentas e das melhores práticas de proteção solar”, argumenta.
É mais uma propositura do parlamentar voltada à classe. Em 10 de junho, Telo protocolou uma Indicação à Prefeitura em que solicita a implementação de programas de educação continuada para esses trabalhadores, como forma da valorização da profissão e em reconhecimento ao seu importante papel social na manutenção da cidade. O Projeto de Lei foi aprovado por unanimidade e segue para tramitação.
Tags:
Política