Em Amaturá (a 909 quilômetros de Manaus), o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) intermediou a entrega de cinco toneladas de produtos adquiridos por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Indígena, que rendeu a 80 agricultores familiares indígenas locais R$ 50 mil. Os itens tiveram como destino seis escolas indígenas da zona rural do município.
De acordo com o gerente da Unidade Local (UnLoc) Idam/Amaturá, Darney Figueiredo, os alimentos serão utilizados na merenda escolar dos estudantes. “Entre os itens estão olerícolas em geral e frutíferas como banana, cheiro verde, pimenta de cheiro, macaxeira, mamão, entre outros, que foram adquiridos por meio do programa, beneficiando os nossos produtores indígenas com a venda de produções próprias”, informou.
Além do auxílio no escoamento da produção, o gerente reforçou que a Unloc tem prestado serviços de assistência técnica e extensão rural (Ater) aos produtores rurais indígenas da região, com o intuito de fortalecer o desenvolvimento socioeconômico na região. “Também temos realizado ações de regularização, pois somente com documentos, como com o Cartão do Produtor Primário (CPP), por exemplo, em dia, é que o produtor tem acesso ao PAA”, pontuou.
Realizado pelo Idam, o escoamento da produção contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Amaturá, que disponibilizou carregadores e o transporte na logística dos alimentos.
FOTO: Divulgação/Idam
Tags:
Setor primário