O Governo do Amazonas vai reforçar as ações de prevenção e combate às violências de gênero durante a campanha Agosto Lilás, que neste ano traz o tema “Feminicídio Zero: nenhuma mulher a menos! ”. A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) terá um calendário de atividades para serem realizadas durante o mês, focando na disseminação de informação e direitos de mulheres de todas as idades.
A campanha segue a temática nacional, definida pelo Governo Federal, por meio do Ministério das Mulheres. Este ano, a mobilização será em uma frente política única contra a violência e feminicídio. A expectativa é de que os 24 estados e o Distrito Federal façam a adesão.
Dados de atendimento da Secretaria Executiva de Políticas para Mulheres (SEPM) mostram que, de janeiro a junho, foram realizados 5.416 atendimentos, desde o acolhimento a mulheres em situação de violência ao encaminhamento a cursos profissionalizantes. Com o reforço das ações, a expectativa é que o número de atendimento aumente no segundo semestre, avalia a titular da Sejusc, Jussara Pedrosa.
“A Sejusc tem equipamentos prontos para receber a mulher em situação de violência, com pessoas treinadas para o atendimento humanizado, com atendimento psicossocial, acolhimento, facilitadores que encaminham para a conclusão do Ensino Médio, cursos profissionalizantes, tudo para que aquela mulher possa sair do ciclo de violência”, destaca Jussara.
Atualmente, a Sejusc dispõe do Serviço de Apoio Emergencial à Mulher (Sapem), presente em todas as zonas de Manaus; da Casa Abrigo Antônia Nascimento Priante, o Centro Estadual de Referência e Apoio à Mulher (Cream), e unidades do Serviço de Apoio à Mulher, Idoso e Criança (Samic), em Itacoatiara, Maués, Tefé, Parintins, Humaitá e Tabatinga.
Programação
Neste mês de agosto, as atividades estão intensificadas, com abordagens pelas equipes da Sejusc nos pontos turísticos da cidade, bares, hotéis, motéis e centros comerciais.
Nesta quinta-feira (1º/08), será lançada a “Operação Shamar”, com foco no combate à violência de gênero e no cumprimento da Lei Maria da Penha. No dia seguinte, a Sejusc inicia as palestras nas escolas, focadas em instruir crianças e adolescentes sobre os tipos de violências que podem estar expostas.
No dia 7, acontece a abertura oficial da campanha "Agosto Lilás" e o evento que marca o 18º Aniversário da Lei Maria da Penha, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), na zona centro-sul da capital.
Será realizada a apresentação da Rede de Atendimento e a capacitação do Protocolo "Não é Não" para todos os municípios do Amazonas, por apoio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, com o Centro de Mídias.
Durante o mês, a Sejusc vai a Itacoatiara, Novo Airão, Itapiranga, Silves e São Gabriel da Cachoeira para aproximar os serviços da pasta da população destes municípios.
Também serão disponibilizadas inscrições em cursos de capacitação para as mulheres, por meio da parceria com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e a Secretaria de Educação, no programa Onda Verde. As aulas iniciam dia 17 de setembro para alunos da capital, Iranduba, Itacoatiara e Careiro.
Parceiros
Para a realização da programação, a Sejusc conta com o apoio das secretarias estaduais de Assistência Social (Seas), Segurança Pública (SSP-AM), Educação e Desporto, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), a Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e órgãos do judiciário, como o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM) e Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM).
FOTO: Ygson França/Sejsuc
Tags:
Governo do Amazonas