Durante visita à comunidade da Brasília, na região rural de Parintins e que tem como base de sustento a pesca e a agricultura, a pré-candidata a prefeita Michele Valadares (Novo) ouviu atentamente as demandas dos moradores, que enfatizaram a necessidade de investimentos em maquinário para expandir a produção e melhorar o armazenamento de seus produtos.
Michele Valadares destacou que as necessidades da região são básicas e que a principal barreira é a falta de vontade política e compromisso para apoiar as iniciativas agrícolas e pesqueiras. "O que precisamos aqui não é nada fora do comum. Precisamos de um frigorífico, cursos técnicos, e maquinário para a produção. A maioria das demandas é pautada justamente em acreditar e fomentar o que a comunidade já produz", afirmou Michele, reforçando seu compromisso em fazer uma gestão voltada para as necessidade das pessoas, criando novas oportunidades.
José da Graça, um pescador aposentado de 75 anos, descreveu a rotina exaustiva dos pescadores, que trabalham durante a madrugada para abastecer os mercados pela manhã. Ele criticou as gestões anteriores por não cumprirem suas promessas de construir um frigorífico. "Até hoje, nada foi feito para que a gente possa armazenar nosso peixe. Com um frigorífico, poderíamos pescar durante o dia e guardar a produção para vender no dia seguinte", explicou José.
O professor João Costa, secretário de Assuntos Institucionais do Novo Parintins, ressaltou que a maioria dos alimentos consumidos no município vem de fora da cidade. Ele destacou que a comunidade da Brasília, além da pesca, produz hortaliças, aproveitando os solos férteis da região de várzea. "Com os investimentos adequados, seria possível expandir essa produção e abastecer o mercado interno do município, impulsionando a economia local", afirmou João.
Michele Valadares concluiu sua visita reiterando seu compromisso em promover o desenvolvimento das comunidades rurais de Parintins, buscando parceiras para melhorar a infraestrutura básica e fornecer o apoio necessário para que os agricultores e pescadores locais possam prosperar.
TEXTO - Júlio Gadelha / Novo-AM
FOTOS - Divulgação Novo Parintins
Tags:
Política