Além de atrair muitos turistas, o Festival de Parintins mobiliza trabalhadores que se dedicam ao bom andamento do evento. Compreendendo a importância da saúde e segurança desses profissionais, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), atua em ações focadas na vigilância da saúde do trabalhador.
Segundo a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, durante eventos de massa, como o Festival de Parintins, os trabalhadores estão expostos a riscos, que vão desde condições ambientais adversas até jornadas de trabalho extensas e situações de estresse.
“É necessário preservar a saúde e o bem-estar desses profissionais, tanto para a segurança deles como também para o sucesso e a segurança do evento como um todo”, avaliou a diretora-presidente Tatyana Amorim.
A médica Laura Jane Brasil, da FVS-RCP, aponta que a programação do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do Amazonas (Cerest Amazonas), integrante da Fundação, destaca a necessidade de prevenção de problemas vocais, auditivos, além de acidentes de trabalho.
“Atuamos para evitar problemas de saúde relacionados ao trabalho durante o período do festival, destacando cuidados essenciais para manter a saúde da voz, por exemplo, e evitar a perda auditiva, e até de algum sofrimento físico diante de situações de risco”, destaca a médica.
Além disso, outro alvo de monitoramento do Cerest-AM é a proibição do trabalho infantil para crianças e adolescentes de até 16 anos.
Vigilância em Saúde do Trabalhador
Para proteger e promover a saúde dos trabalhadores durante o Festival de Parintins, a FVS-RCP está implementando as seguintes ações estratégicas:
Campanhas educativas - Antes e durante o festival são realizadas campanhas educativas abordando a importância da saúde ocupacional. Abordagens são realizadas e materiais informativos, como ventarola e adesivos, são distribuídos, focando em temas como a importância do trabalhador respeitar o corpo, visando o descanso; o cuidado com facas, fogo e gás e manter o uso do protetor solar.
Monitoramento - Equipes especializadas estão presentes para monitorar as condições de trabalho e identificar possíveis riscos. Eles realizam visitas regulares em áreas de trabalho, para orientar que as normas de saúde e segurança sejam cumpridas durante o festival.
Uso de EPI’s - A FVS-RCP observa o acesso dos trabalhadores a Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) necessários para a proteção contra riscos específicos, como luvas, máscaras, protetores auriculares.
FOTO: Jaqueline Macedo/FVS-RCP
Tags:
Festival de Parintins