Mais 60 pacientes foram beneficiados no final de semana em mais uma jornada de cirurgia oftalmológica de pterígio, conhecida como carne crescida. Jovens e idosos foram operados no Hospital Jofre Cohen, dentro da programação da Prefeitura de Parintins, que visa alcançar 400 pacientes até o início de julho. A meta foi estipulada pelo prefeito Bi Garcia no mês de maio. O quantitativo recorde é possível graças ao apoio de uma emenda parlamentar do senador Omar Aziz e à parceria entre a Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria de Saúde, e a Cohen Oftalmologia.
Dona Maria Célia Lima estava ansiosa pela realização da cirurgia, pois, segundo ela, já não conseguia realizar tarefas domésticas, olhar o celular ou ler a Bíblia. "Deu tudo certo, dentro da vontade de Deus, e eu estou muito feliz. Agradeço muito a todos que puderam realizar essa jornada e a essa equipe", relatou a idosa.
Iranilce Ribeiro acompanhou sua irmã, uma paciente especial de 36 anos que estava totalmente cega por conta da carne crescida. Iranilce pontuou que toda a família estava sofrendo, pois a irmã, que era ativa e alegre, já não conseguia mais enxergar. "Ela só andava se apalpando pela parede. Quando ela operou o primeiro olho, já melhorou e agora vai melhorar ainda mais, graças a Deus", enalteceu.
O médico anestesista Ademar Kimura reiterou o alcance e a eficiência do programa de cirurgias eletivas da Prefeitura de Parintins. "Isso tem surtido efeito e todos estão muito felizes por conta desse projeto abraçado pelo prefeito Bi Garcia", enfatizou.
Além das jornadas de cirurgias em diversas especialidades realizadas frequentemente, a Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria de Saúde, promove cirurgias eletivas diariamente no Hospital Jofre Cohen, informou o secretário de saúde Clerton Rodrigues.
Fotos: Márcio Costa/ Secom Parintins
Tags:
Saúde