Crianças e adolescentes podem curtir o 57º Festival de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus) em espaços diferenciados, durante os dias de festival. A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), em parceria com a Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), destacou variadas opções de lazer e atividades para as cunhãs e os curumins.
Durante os dias 27 de junho a 1º de julho, famílias atípicas podem aproveitar o Espaço Anjo Azul, local adaptado para receber pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Inaugurado este ano pelo Governo do Amazonas e o Instituto Autismo de Parintins Isadora Tupinambá (Iapin), dispõe de um circuito sensorial, parque lúdico, quadra de areia, redário, varanda e piscina para as crianças.
Outra opção para diversão familiar é o Kimura. Localizado na ilha tupinambarana, funciona das 9h às 18h, com entrada gratuita e oferece uma ampla gama de atrações para entreter os jovens, como sorveteria, campo sintético de futebol, entre outras atividades.
De acordo com a secretária titular da Sejusc, Jussara Pedrosa, os espaços livres e familiares da ilha são incentivos à garantia dos direitos das crianças e adolescentes.
“O direito ao lazer é algo assegurado pelo Estatuto da Criança e Adolescente, e nós, como rede de proteção, trabalhamos em conjunto com a Amazonastur para reforçar esses direitos para a população. Por isso, durante o festival, esses espaços são lugares-chave para que todos os tipos de famílias possam levar suas crianças”, declarou Jussara.
Turistódromo
Situado em frente à Catedral de Parintins, o Turistódromo é outra opção para se divertir em família. Durante os dias de festival, o espaço conta com ações sociais do Governo do Amazonas e de empresas privadas, com jogos de conscientização que valem brindes, entre outras atividades. O local funciona das 9h às 18h.
Este ano, a Sejusc traz o “Quiz Direitos Humanos”, uma competição de perguntas e respostas sobre criança e adolescente, direitos das mulheres, população LGBTQIAPN+, PcD, e Cidadania. O quiz é realizado com uma dupla de participantes, que competem por um brinde exclusivo dos bois-bumbás.
Cultura
Para as famílias mais culturais, é recomendado alugar um tricicleiro e passear pela ilha, conhecendo os pontos turísticos de Parintins.
Uma dica é começar o dia com um café da manhã no mercado municipal, seguido por passear pela orla e conhecer a praça do Cristo Redentor, além de andar até a Catedral de Nossa Senhora do Carmo, vendo as lojas de artesanato e fantasias pelas ruas.
Por fim, o tour pode terminar no “Chapão”, um local na orla da cidade, ideal para ver o pôr-do-sol e que conta com música para animar os turistas.
Foto: Arquivo e Lincoln Ferreira/Sejusc
Tags:
Festival de Parintins