A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), fortalece o aprimoramento dos profissionais da vigilância em saúde com 312 servidores capacitações ao longo do ano de 2024, representando 49,3% do total de servidores na sede da instituição.
São capacitações que atendem diferentes áreas, como vigilância em saúde, administração pública, gestão pública, além dos treinamentos técnicos, as capacitações também incluem desenvolvimento pessoal, como inteligência emocional, performance e intolerância religiosa.
A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, ressaltou que investir no desenvolvimento dos profissionais é estratégico para fortalecer a atuação da instituição para proteger e promover a saúde da população do Amazonas por meio de ações de vigilância em saúde.
“Essa é uma nova política da instituição que foi implementada em 2024 para intensificar a importância da integração e compartilhamento de informações entre as áreas técnicas de vigilância em saúde. São treinamentos que vão desde capacitações até mesmo o desenvolvimento pessoal dos servidores”, destaca a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.
A Assessoria de Apoio à Gestão de Pessoas (AAGP) da FVS-RCP lidera essas ações com relacionamento estreito junto às assessorias e diretorias, estimulando novas propostas educativas de desenvolvimento e atualizações da programação de treinamentos. “Essas são atividades com o objetivo de fortalecer o desenvolvimento interno de pessoas por meio de cursos, palestras e treinamentos”, disse o assessor da AAGP, David Oliveira.
Um dos treinamentos realizados foi o Curso de Introdução à Epidemiologia e Análise de Dados em Vigilância em Saúde, nesta terça-feira (28/05), liderado pela assessora de Análise de Situação de Saúde da FVS-RCP, Leíse Fernandes. “O curso traz conceitos e técnicas para se possa identificar, monitorar e doenças e outros agravos de eventos em saúde”, disse Leíse.
Presente nesta iniciativa, a técnica do Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde (CIEVS) na FVS-RCP, Gabriela Rodrigues, as iniciativas agregam aos conhecimentos dos participantes. “Somar conhecimentos é essencial para o profissional de saúde que trabalha na vigilância em saúde, é um grande aprendizado, trazendo novo olhar para a vigilância em saúde”, afirma.
Temáticas
Entre as temáticas dos cursos realizados em 2024 foram incluídos, ainda, biologia dos arboviroses e vetores da febre oropouche, construção dos Planos Anuais de Controle de Infecção Hospitalar, vigilância e prevenção de doenças transmitidas por alimentos e água, soft skill e vigilância epidemiológica das doenças exantemáticas.
FOTO: Girlene Medeiros/FVS-RCP, Anne Alves/FVS-RCP
Tags:
Saúde