O Boi-Bumbá Garantido, em uma ação conjunta com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e Coordenadoria de Vigilância em Saúde de Parintins, mobilizou uma equipe com mais de 50 profissionais para realização do Dia “D” de serviços em saúde no curral Lindolfo Monteverde (Cidade Garantido).
Os atendimentos têm como público alvo os trabalhadores do galpão de alegoria, galpão tribal indígena, artistas dos ateliês de figurino, Comissão de Artes e de outros setores que envolvem todo o processo de construção do projeto de arena para o Festival de Parintins 2024. A mobilização iniciou às 7h e encerrou às 17h, nesta terça-feira (21), no curral Lindolfo Monteverde (Cidade Garantido).
Foram ofertados aos trabalhadores do Boi do Povão testagem rápida, vacinação, consulta médica e de enfermagem, consulta odontológica, consulta de fisioterapia, consulta com psicólogo, consulta com assistência social, educação em saúde quanto a arbovirose.
“Todas as vezes que o Garantido precisa, sempre tem a mão estendida para os nossos eventos sociais, e essas ações sociais são sempre importantes principalmente quando atinge os nossos artistas e trabalhadores e é sempre bom a gente vim falar sobre isso porque é uma maneira de vir fazer um agradecimento público a essa relação com a Prefeitura Municipal de Parintins e ao Governo do Estado pelo suporte, “ressaltou o presidente do bumbá, Fred Góes.
De acordo com o diretor Administrativo Hellen Veras Filho, a presidência, na pessoa de Fred Góes e do vice Marialvo Brandão, tem o compromisso em primeiro lugar o ser humano, a pessoa, o bem-estar de cada um artista, cada trabalhador para que se some e vire um elo forte para levar um boi vencedor para arena.
“O Boi Bumbá Garantido tem uma enfermaria, tem uma farmácia interna, com dois enfermeiros que atuam de noite e de dia e uma ação como se faz necessária” frisou o diretor Helen Veras.
Impactos da ação
Para essa ação, bem como toda qualquer mobilização que visa trazer bem-estar aos trabalhadores, envolve os setores do Boi como um todo. É a valorização sendo colocada em primeiro lugar gera um impacto que podemos observar na fala dos trabalhadores do Boi Garantido.
“É uma importância muito significativa pelo fato de o Boi estar preocupado com a saúde do artista e o bem estar do sócio artista, e a importância maior é abraçar os brincantes e a nossa comunidade como um todo”, afirma Geandre Reis, coreógrafo de cênico do Boi Garantido.
Para a coordenadora de Vigilância em Saúde, Elaine Pires, essa ação faz parte dos protocolos em saúde em preparação do Festival de Parintins deste ano.
“O objetivo é cumprir a cobertura e disponibilizar o serviço em saúde para todos os trabalhadores do Garantido. As ações são todas de orientação, educativas para que tudo esteja dentro dos conformes, para que não aconteçam intercorrências, sejam nos galpões com os trabalhadores, sejam também no translado das alegorias. O objetivo é que não tenhamos nenhum acidente de trabalho e estejam todos protegidos”, disse Elaine.
Assessoria de Comunicação do Boi Garantido | Texto: Karen Mattos | Fotos: Tom Ribeiro
Tags:
Festival de Parintins