Curral Lindolfo Monteverde abre as portas para cidadania nos ensaios shows com tradução em libras


O ensaio show com a Batucada do Garantido, neste sábado (18), em Parintins, recebeu cerca de vinte pessoas surdas que participaram da festa acompanhadas de uma intérprete e tradutora da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras). Assim, o bumbá vai contar, mais uma vez, em todos os ensaios shows com as mãos que falam da profissional em tradução e interpretação em Libras, Simone Melo. 


A iniciativa de tornar os ensaios do Garantido, e também do Boi Contrário,  ainda mais inclusivo com a presença de tradutoras intérpretes nos eventos do curral tem atraído um público cada vez maior. Desde 2017 a inserção de libras nos eventos oficiais do Boi do Povão, em Parintins, tem sido executada por meio do projeto da Maná Produções, Eventos e Comunicação. 

O papel da profissional Simone Melo é fazer com que as pessoas surdas tenham acesso a todas as informações do que acontece nas festas por meio dos sinais das mãos das intérpretes que estarão nos eventos.  

A interpretação para Libras nos espaços de circulação da cultura é uma das características de um grupo social inclusivo, responsável, humanitário e foi implantada em Parintins por iniciativa do Ministério da Cultura, do Ministério da Cidadania, e do Governo do Estado, com o apoio da Maná Produções, Comunicação e Eventos.

“Os surdos não tinham essa inclusão dentro do curral devido a falta da audição, na questão da toada de ritmo ou o que era falado pelos apresentadores. Então, quando a Maná se propôs a fazer esse projeto, trazendo o interprete diretamente para o curral da Cidade Garantido, houve uma demanda de satisfação por parte da comunidade surda parintinense”, relatou Simone Melo. 

Para o presidente Fred Góes o Garantido tem o compromisso com todos os públicos PCDs.

"O Garantido é um boi democrático e temos a intenção de proporcionar acesso à cultura para todos", ressaltou o líder encarnado.

O diretor-presidente da Maná Produções e Eventos, André Guimarães, explica que essa inclusão no mundo do Boi Bumbá reflete uma transformação pelo qual a sociedade vem passando, onde se reivindica mais espaço, mais democracia e inclusão. 

“Para nós da Maná Produções, inclusão é prioridade, é assunto que tratamos com o maior respeito e seriedade. Estamos há 7 anos com esse trabalho que inclui a comunidade Down, TEA, e Surda. O Boi Bumbá é tão diverso em seu núcleo cultural que a cada dia vem aderindo novos públicos e essa inclusão faz parte do processo, algo que nos enche de orgulho”, afirmou Guimarães.

AmazonasTur

Na ocasião do ensaio show o curral Lindolfo Monteverde recebeu a visita da equipe da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (AmazonasTur), com a presença o diretor Yan Ribeiro.

“Foi de grande relevância para mais um passo para a inclusão de PCDs e o boi-bumbá Garantido sempre estará ao lado dessa causa, assim como a AmazonasTur”, disse Ribeiro.

Nova Cidade Garantido

Yan Ribeiro comentou sobre a revitalização que a Cidade Garantido passou para receber os turistas, sócios e torcedores. 

“O Festival de Parintins é muito importante para a economia do município no geral, recebendo milhares de turistas. É muito satisfatório ver todo esse trabalho desenvolvido pelo presidente Fred Góes e por toda a equipe do Garantido, que com certeza vai deixar uma experiencia única e incrível para todos os torcedores que virão conhecer e participar desse momento único”, frisou Yan Ribeiro.

O diretor comentou ainda sobre os projetos da AmazonasTur para o Festival de Parintins.

“A AmazonasTur vem fazendo todo o trabalho de divulgação, de promoção do Festival, bem como de preparação da cidade para receber esses turistas”, disse.

Acessibilidade no Festival

Além de acessibilidade em Libras no curral do Garantido e do boi Contrário, o projeto de inclusão de pessoas com deficiência também é uma bandeira do Governo Federal, Governo do Estado do Amazonas e da Maná Produções e Eventos, que lançaram o projeto Parintins Acessível, que fornece aos torcedores audiodescrição e monitores com a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), nas apresentações dentro da arena do Bumbódromo. 

Durante as apresentações do bumbás, as pessoas com deficiências visuais utilizam o serviço de audiodescrição, realizado por uma equipe de profissionais especializados em “descrição branca”, técnica que narra os acontecimentos sem adjetivar emoções, por meio de rádios receptores entregues aos usuários cegos.

Nas três noites do Festival Folclórico de Parintins, as profissionais, Simone Melo (Garantido) e Josiane Tavares (Contrário) também são os ouvidos e as vozes dos surdos. Como parte da preparação das tradutoras intérpretes, as diretorias dos bois repassam com antecedência as sequências das apresentações, inclusive as surpresas.

Assessoria de Comunicação do Boi Garantido | Texto: Karen Mattos | Fotos: Tom Ribeiro e Paulo Sicsú

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

DRA. CRISTIANE BRELAZ


PORTAL PANORAMA PARINTINS