Na véspera do Dia das Mães, o projeto Maternar, idealizado pela deputada estadual Mayra Dias (Avante), atendeu cerca de 300 mulheres de vários bairros de Parintins na manhã deste sábado (11) na Escola Municipal Beatriz Maranhão.
O Maternar foi criado pela parlamentar logo após a sua primeira gestação. "O Maternar é para informar e acolher todas as mamães. Há pessoas que têm o privilégio de ter essa rede de apoio e há pessoas que não têm, muitas vezes até o pai abandona e aquela mãe fica ali solitária. Pensando nisso, idealizei esse projeto para dar total apoio às mamães", afirma.
A programação contou com oficinas e palestras sobre pré-natal, amamentação, primeiros socorros, parto, pós-parto, riscos para recém-nascidos, entre outros temas.
A moradora da ocupação do Castanhal, Marlessandra de Oliveira Garcia, participou pela primeira vez do projeto. Ela afirmou sentir-se muito feliz pelo momento de apoio às mães. "Estou muito feliz, pois além de termos o projeto realizado todos os meses, também sou mãe solteira, e a deputada criou uma lei que nos ajuda a vencer o preconceito e a falta de oportunidade. A Mayra tem sido uma mãe para nós. É como uma mãe para as mães", destacou.
A moradora do bairro Dejard Vieira, Letícia Pereira, 28 anos, emocionou-se ao agradecer à ação que contribui para levar conhecimento às gestantes. Jeniffer Cunha, mãe da pequena Safira de 4 meses, também destacou o Maternar como um projeto de grande importância para as mulheres.
"O projeto é muito importante para orientar as grávidas, pois muitas mulheres não têm essa formação adequada. As mães precisam de apoio e amor para criar seus bebês, e a gente recebe tudo isso aqui no Maternar", concluiu.
Fotos: Aguilar Abecassis
Tags:
Geral