Trabalhadores de galpão do Garantido recebem atendimento oftalmológico, doação de óculos de grau e de proteção, em ação da SOA, ONESIGHT e Lentes KODAK


Um grupo de trabalhadores de galpão do Boi Garantido participou de uma série de consultas oftalmológicas em uma ação da Sociedade de Oftalmologia do Amazonas (SOA), em parceria com o Instituto ONESIGHT (EssilorLuxottica Foundation) e Lentes KODAK, neste sábado, 13 de abril. As avaliações da visão foram realizadas na sede do consultório Cohen Oftalmologia, na avenida Amazonas, Centro. 


Além dos exames e diagnósticos da visão, mais de 120 trabalhadores, na sua maioria os que trabalham com solda, vão receber de forma grátis, os óculos de grau e os EPIs (Equipamento de Proteção Individual), óculos de proteção para o trabalho no galpão. Na mesma ação 120 operários de galpão do boi contrário também foram beneficiados.


“Neste primeiro momento essa é a primeira ação voltada para os trabalhadores dos bumbás de Parintins. No dia 7 de maio a equipe retorna a Parintins para a doação dos óculos, que serão confeccionados no Rio de Janeiro”, disse o médico oftalmologista Marcos Cohen, um dos organizados da ação. 

O presidente do Garantido, Fred Góes, ressaltou que o Festival Folclórico de Parintins passa por um crescimento, tanto na parte artística, nos espetáculos, e cresce também a responsabilidade de sua gestão em relação a saúde de quem faz o boi. 

“Isso é muito importante de estamos sempre destacando, porque nós temos esse compromisso de trabalhar a melhoria da saúde do nosso trabalhador. E quando vem esse apoio da Sociedade de Oftalmologia do Amazonas, isso vem de encontro exatamente com a nossa preocupação, que é também essa doação de óculos de proteção para os nossos trabalhadores. Tudo isso faz parte das nossas preocupações, na melhoria do atendimento à saúde do nosso trabalhador, uma vez que a visão, principalmente dentro do galpão, temos que ter muito cuidado, principalmente para quem trabalha com solda”, disse Fred. 

Herika Miranda, engenhara em Segurança do Trabalho do Garantido, disse que a equipe de galpão por ser composta na sua maioria por soldadores, deve ter esse cuidado com a saúde da visão.

  "Esses trabalhadores, pelo menos uma vez na vida, já tiveram a fotoceratite, que é a lesão causada pela exposição direta aos raios ultravioleta da solda, e que através disso, eles danificam a sua visão ao longo do tempo, e essa doação da Sociedade é de extrema importância, assim com a doação dos EPIs, que são os óculos de proteção", afirmou Erika.

O prefeito Bi Garcia, que participou da ação, disse que sempre buscou essas parcerias para Parintins. 

"Nós sempre tivemos a parceria da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, da Escola Paulista de São Paulo, e agora chega essa parceria com a Sociedade de Oftalmologia do Amazonas. Já definimos que essas ações vão continuar, tanto com doação de óculos quanto com as consultas oftalmológicas, e nesse primeiro momento a prioridade são os artistas dos bois, e em uma segunda etapa mais abrangente para a população", assegurou Garcia.

Assessoria de Imprensa do Boi Garantido
Texto e fotos: Marcondes Maciel - DRT - AM 871

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

DRA. CRISTIANE BRELAZ


PORTAL PANORAMA PARINTINS