“Não sou poeta, muito menos escritor. Apenas cato palavras para minhas rimas compor”, diz um trecho de um dos poemas de Pedro Xisto - |
Um sarau literário marcou o encerramento do Projeto “Esses Contos eu Conto”, do poeta cordelista, ator e escritor parintinense Pedro Xisto de Souza Pinto. Trata-se de um projeto contemplado pela Lei Paulo Gustavo, do Governo Federal, por meio da Prefeitura de Parintins, Secretaria Municipal de Cultura. Veja abaixo a galeria de fotos:
O evento aconteceu na quadra da Escola Estadual São José Operário, nesta quinta-feira, 18 de abril. Apresentação musical acústica e performance de dança, declamação de poemas produzidos pelos estudantes e peças teatrais fizeram parte da programação. A cerimônia artística, reuniu produtores e fazedores de cultura, estudantes e professores dos ensinos fundamental, médio e universitários.
Um dos objetivos da iniciativa foi incentivar os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) Escola Estadual São José Operário a enveredar pelos caminhos da poesia por meio de contos em literatura de cordel.
De acordo com o proponente do projeto Pedro Xisto, o projeto vai valorizar e preservar ainda mais a cultura da região parintinense, promovendo os contos locais por meio da literatura de cordel, incentivar a leitura, especialmente entre os estudantes da EJA e a comunidade em geral, além de promover a literatura de cordel como forma de expressão artística e cultural.
Como parte da execução do projeto, Xisto conta que foram realizadas duas oficinas de poesias com alunos que participaram do Sarau Literário, proporcionando um ambiente de celebração da cultura local e da literatura. No encerramento da programação houve a distribuir exemplares do livro para escolas que oferecem a modalidade da EJA em Parintins e o livro será disponibilizado em formato e-book para o público em geral ampliando o acesso a obra.
Pedro Xisto ressalta que seu projeto tem como inspiração a região parintinense que possui uma rica tradição cultural, repleta de contos que fazem parte do imaginário popular.
“Só tenho a agradecer a todos que contribuíram para a realização de nosso projeto. Agradeço ao Governo Federal e a Prefeitura de Parintins, aos professores e alunos que estiveram sempre nos incentivando. Muito obrigado”, disse Xisto.
Texto e fotos: Marcondes Maciel DRT-AM 871
Tags:
Cultura