O artista visual e professor José Ribeiro Neto, também chamado de “Zezinho Ribeiro”, deu início nesta quinta-feira, 4 de abril, ao processo de execução do projeto “Arte que transforma” na Escola Estadual Beateiz Maranhão.
O projeto tem como o objetivo utilizar as artes visuais como uma ferramenta de combate à violência contra crianças e adolescentes em Parintins. A iniciativa faz parte do projeto contemplado pela Lei Paulo Gustavo, Chamamento Público de Fomento às Artes e Cultura nº 07/2023 do Governo do Estado do Amazonas.
De acordo do Zezinho nesta primeira etapa o projeto foi apresentado para os alunos através de palestras e oficinas de desenho.
"Durante a oficina de desenho houve o momento de escuta e diálogo com cada criança, de modo que através da criação de seus desenhos expressaram suas realidades vividas no cotidiano escolar e familiar. O resultado esta sendo satisfatório. Agradeço o apoio importante da gestora Raimunda Mota, que sempre esteve presente nas nossas ações", relatou Zezinho.
De acordo com o artista Zezinho, o publico alvo das ações do projeto são as crianças de 7 a 10 anos de idade, do Ensino Fundamental I. Zezinho explica que as oficinas de desenho e pintura visam promover a experiência dos artistas na arte como inspiração, além de apresentar as artes visuais como futura possibilidade profissional e proporcionar as artes visuais como uma inibidora do ócio e da criminalidade.
Arte como transformação
Para o professor Zezinho, a arte tem um papel importante na formação do ser humano e o artista plástico, por meio da arte, contribui no combate dos fatos negativos, e este torna-se o objetivo do projeto, e tomando como público alvo, o projeto deverá atender crianças não somente do bairro de Palmares, mas também de localidades próximas, especificamente para as matriculadas na Escola Municipal Beatriz Maranhão.
Tags:
Arte e educação