Mostra será aberta dia 2 de maio, quinta-feira na Biblioteca Tonzinho Saunier |
Histórias de vida e visões de cabocos, poetas e escritores foram transformadas em telas e farão parte da exposição do projeto “PAISAGENS LITERÁRIAS” do artista plástico Junior Fuziel. A mostra de artes será inaugurada dia 2 de maio, quinta-feira, na Biblioteca Tonzinho Saunier, na avenida Nações Unidas.
O projeto é contemplado pela Lei Paulo Gustavo. Segundo o seu proponente, artista Antônio dos Santos Fuziel Junior, 30 anos, “o projeto busca transformar em arte as visões únicas de escritores e poetas sobre lugares, sons, memórias e espaços culturais, destacando a poesia do cotidiano vivida por pessoas comuns, suas vidas, rotinas, desafios e conquistas”.
Importante para o nascimento do projeto, segundo o artista, foram histórias contadas pelo seu pai, pescador e agricultor Antônio Fuziel.
“A ideia do projeto nasceu
naturalmente, após ouvir algumas histórias contadas por meu pai. Ali consegui
imaginar a cena sem eu mesmo estar presente. Então, nesse momento veio a ideia
de fazer as ilustrações. Valorizando ainda mais os escritores e poetas”, conta
Junior Fuziel.
Ele trabalha com artes desde a infância. “Antes mesmo de começar a fazer os cursos de Artes Plásticas, aos 10 anos já sabia que o desenho era o que poderia seguir na minha vida futuramente. Sempre tive o apoio da minha família, o que é superimportante. É incrível como o parintinense já nasce com esse talento”, assinala.
Para Fuziel, “a
arte significa muita coisa pois foi com arte que abriram muitas possibilidades
em minha vida, não só material, mas por ela tive a oportunidade de conhecer
muitas pessoas que engrandeceram muito mais minha maturidade e meu processo
artístico. Hoje sou muito grato a tudo e a todos”.
Fuziel destaca a parceria de uma equipe voltada para realizar a exposição “Esse projeto eu sou o artista proponente e responsável, mais existe uma equipe muito competente que dá o suporte pra que tudo possa sair como planejamos”, afirma. A curadoria do projeto é4 assinada pela produtora cultural Irian Butel; a direção Executiva é de Sanna Matos; Tem ainda como Artista Plástico, Denner Silva; a Produção Fotográfica é de Pedro Coelho; o designer gráfico é Glaedson Azevedo, e a Assessoria de imprensa é de João Paulo Castro.
Em relação à
expectativa da equipe para a mostra programada, Ele diz esperar o melhor resultado
possível, “pois a finalidade também é incentivar ainda mais a literatura e as
artes visuais”, conclui.