O projeto "Paisagens Literárias" é uma realização da Lei Paulo Gustavo, por meio do Governo Federal |
O desenhista parintinense Júnior Fuziel está produzindo telas artísticas com o objetivo de retratar a fauna, flora e cenários que retratam o cotidiano de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), através do projeto "Paisagens Literárias". A iniciativa é uma realização da Lei Paulo Gustavo, por meio do Governo Federal, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Parintins (Semcult).
Júnior Fuziel, que é desenhista do Boi Caprichoso, disse que a inspiração das telas artísticas vem de obras literárias e até mesmo das toadas do boi-bumbá de Parintins. Ele conta ainda o início do projeto "Paisagens Literárias".
"O projeto começou no início do ano com a leitura e análise das obras. Ele passa por várias etapas, incluindo a seleção dos temas e estilos artísticos que melhor representem esses temas. Buscamos destacar tanto novos poetas quanto os experientes da região. Tenho grandes expectativas para o projeto, esperando que o público consiga visualizar a representação dos contos, toadas e poemas que inspiraram as obras. Além disso, espero que as pessoas apreciem a riqueza da literatura regional", disse.
Ao todo, serão construídas 8 telas artísticas em tamanho A2. Fuziel também disse que o projeto “Paisagens Literárias” também visa trabalhar a inclusão de Pessoas com Deficiência (PCDs).
"Das oito obras, uma será dedicada ao público PCD, especialmente a pessoa com deficiência visual, com a oportunidade de tocar e interagir com a arte, tornando-a acessível", conclui.
As obras serão colocadas em exposição na Biblioteca Tonzinho Saunier, em Parintins, a partir do dia 2 de maio, das 8h às 17h. A exposição segue até o dia 8 do mesmo mês.
FOTOS: Pedro Coelho
FICHA TÉCNICA
Artista Plástico e Proponente- Jr Fuziel
Direção Executiva - Sanna Matos
Curadora- Irian Butel
Artista Plástico - Denner Silva
Produção Fotográfica - Pedro Coelho
Designer gráfico - Glaedson Azevedo
Iluminação - Rogério Cabral
Assessoria de imprensa - João Paulo Castro
Tags:
Cultura