Ao total, 1956 indicados entrarão em análise para compor o quadro de sócios do Bumbá |
Na manhã do dia 16 de Abril, o presidente do Conselho de Ética do Boi Garantido, Aldson Leão, recebeu das mãos do presidente Fred Góes e do Diretor Secretário, Fram Canto, a lista que contém os nomes de mais de mil pessoas desejam torna-se associados do Boi do Povão.
A diretoria do bumbá trabalhou minuciosamente no processo de avaliação dos futuros novos associados e passou para o Conselho de Ética, os que pagaram suas joias. Agora, cabe ao Conselho fazer a análise para que possa prosseguir com a aprovação.
O presidente do Conselho de Ética, Aldson Leão, explica que não será um processo rápido por conta do quantitativos de nomes, mas que será um processo criterioso e transparente. "Não posso dar aqui um prazo certo, pois a gente tem que levar em conta que 1956 pessoas não é pouca gente para fazer a análise necessária, mas posso garantir que será um trabalho bem feito, principalmente para não dar problema com relação a homologação. Nós temos muitos critérios para a aprovação ou não, e um deles é que não haja duplicidade de associados em relação aos dois bois, mas geralmente, como deve ser, quem se habilita a ser associado do Boi Garantido, é porque é Garantido, então acredito que não haverá esse tipo de problema" destaca Aldson.
Atualmente, a Associação Folclórica Boi Bumbá Garantido conta um número em torno de 7000 sócios, que contribuem com a parte mais importante da Associação, que é a parte da legalização de qualquer diretoria. Com os novos futuros sócios, o quadro deve aumentar para mais de 9000 associados ao Boi da Baixa do São.
O Presidente Fred Góes, explica o atraso em relação a entrega da lista para o Conselho de Ética. "Os torcedores nos pediram prazo para fazer suas indicações e pagamentos de joias e nos fomos dando os prazos à eles, estendemos por várias vezes esse prazo. O Conselho foi muito compreensível em relação a isso, pois viu que estávamos apenas atendendo a solicitação dos nossos torcedores, mas tínhamos que finalizar o processo para encaminhar ao Conselho de Ética e esperar o retorno para marcar a Homologação. Infelizmente alguns futuros sócios, mesmo com os prazos, não conseguiram efetuar os pagamentos de suas joias, o que nós lamentamos muito pois ficarão de fora" esclareceu o presidente.
Quanto a euforia e cobrança dos torcedores encarnados sobre a Homologação e divulgação dos novos sócios, Fred Góes pede paciência e garante que todos os indicados que estiverem dentro das regras para a efetivação, irão se tornar sócios do bumbá. "Peço apenas um pouco de paciência da nossa galera, sei que todos estão eufóricos e ansiosos, mas esse é um processo que tem que ser feito com muita cuidado e atenção, até mesmo para não nos depararmos com situações de nossos sócios serem associados também no boi contrário. Inclusive, iremos solicitar ao contrário que possa nos enviar a lista de sócios deles, para que haja essa análise" destacou o presidente.
Aos associados que já fazem parte do quadro da Associação e desejam efetuar os pagamentos de suas mensalidades, o sistema está aberto para os meses de janeiro, fevereiro, março e abril. Os pagamentos podem ser feitos diretamente pelo portal do sócio (sociogarantido.com.br) ou na Sala Social Garantido, no Curral Lindolfo Monteverde (Cidade Garantido) em Parintins.
Assessoria de Comunicação Boi Bumbá Garantido / Texto: Vivian Rodrigues / Fotos: Tom Ribeiro
Tags:
Boi-Bumbá Garantido