Texto e fotos: Marcondes Maciel DRT-AM 871 |
Uma noite cultural, na terça-feira, 5 de março, com apresentação musical acústica e performance teatral marcou a apresentação prévia de lançamento do Projeto “Esses Contos eu Conto”, do poeta e escritor parintinense Pedro Xisto de Souza Pinto. Trata-se de um projeto contemplado no edital da Lei Paulo Gustavo, com apoio do Governo Federal e da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult).
Veja a matéria em vídeo aqui no link: https://youtu.be/8-46Ws4X_ww?si=L38LHRC4RW0Ucsf_
Um dos objetivos da iniciativa é incentivar os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Estadual São José Operário a enveredar pelos caminhos da poesia por meio de contos em literatura de cordel. A cerimônia de lançamento reuniu na quadra da escola convidados, produtores e fazedores de cultura, estudantes e professores do São José em Parintins.
De acordo com o proponente do projeto Pedro Xisto, entre as metas a serem alcançadas estão valorizar e preservar a cultura da região parintinense, promovendo os contos locais por meio da literatura de cordel; incentivar a leitura, especialmente entre os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a comunidade em geral; promover a literatura de cordel como forma de expressão artística e cultural.
Xisto conta que o projeto também vai realizar duas oficinas de poesia com alunos que irão participar de um Sarau Literário, proporcionando um ambiente de celebração da cultura local e da literatura, além de distribuir exemplares do livro para escolas que oferecem a modalidade da EJA em Parintins e disponibilizar o livro em formato e-book para o público em geral ampliando o acesso a obra.
“O projeto tem como objeto a criação, publicação e disseminação de um livro contendo quatro contos regionais inéditos em formato de cordel: o primeiro conto "Seu Nono e o carioca" relata um diálogo no qual o turista carioca tenta encabular o caboclo com perguntas indecentes e recebe uma aula de como surgem as lendas e contos da nossa região, o segundo conto "História de pescador" nos mostra como o medo transforma pequenos focos de luz de duas tochas em uma gigante cobra que devora pescadores, no terceiro conto "Prematuro Herança do boto", nos apresenta a história de um rapaz do interior da região que supostamente é filho do boto, o quarto conto "Eu, o Boto" nos apresenta o próprio boto relatando sua estória, na qual nos apresenta seu pai, sua mãe, o motivo de ele engravidar moças da região e porque ele pode viver tanto em terra quanto nas águas dos rios da nossa região”, explica o autor do projeto.
Pedro Xisto ressalta que seu projeto tem como inspiração a região parintinense que possui uma rica tradição cultural, repleta de contos que fazem parte do imaginário popular.
“No entanto, muitas vezes essas histórias não são devidamente registradas ou compartilhadas. O projeto "Esses Contos Eu Conto" tem como objetivo resgatar e valorizar essas narrativas”, afirma, completando: “Por isso vamos trabalhar a literatura de cordel que é uma forma de expressão artística que tem raízes profundas na cultura brasileira, e seu formato versátil permite contar histórias de maneira envolvente”.
Comunidade escolar
A introdução de um projeto de iniciação literária para alunos da EJA chega com o apoio da gestão, de estudantes e professores do educandário, de acordo com a professora Francimary Bentes da Silva.
“A importância do projeto reside primeiramente no deleite da leitura, que é proporcionar esse deleite dentro do espaço escolar, abrir a mente de nossos alunos, inspirá-los a escrever, e também dentro do contexto cultural o trabalho do Pedro Xisto vem agregar com o fazer pedagógico. A linguagem da poética dele é simples, concreta e facilmente o aluno pode ter isso como uma referência na nossa identidade cultural, dos aspectos locais”, disse a professora.
“A poesia na escola é importante porque nos ensina cada vez mais a criar novas falas, novos ambientes. A poesia em si ela transforma, além de expressar teus sentimentos para mostrar o teu valor”, disse o estudante Carlos Henrique dos Santos Cidade.
Tags:
Cultura