Um grupo de professores e estudantes da Escola Municipal Cívico Militar Tsukasa Uietsuka, em Vila Amazônia, realiza na próxima quinta-feira, 22 de março, a conclusão do Projeto: "Rio Amazonas, nosso rio! Vamos cuidar!". Dia 22 de março é o Dia Mundial da Água.
De acordo com um dos proponentes da iniciativa, o professor Jenner Reis Carneiro, o bjetivo geral da atividade socioambiental é criar consciência ecológica sobre a importância dos recursos hídricos para humanidade, relacionando ao aprendizado com a realidade do aluno.
"Nosso objetivo é desenvolver a oralidade e a escrita, além de levar os alunos a terem a percepção da paisagem que os cerca", disse o educador.
O professor Jenner explica que desde o dia 13 de março o projeto vem sendo executado, quando houve a apresentação, seguindo de debate e troca de ideias no dia 18, no dia 21 terá o preparativo das atividades em sala Leitura, desenho, jogral, danças, entre outras ações.
O ato final do projeto será dia 22 de março com uma grande mobilização de professores, estudantes e a comunidade de Vila Amazônia na própria escola, com a seguinte programação:
07:30 h: Composição da mesa; 08:00h: dinâmica da água; 08:10h: Leitura de 02 duas produções textuais de cada sala; 08:20h: Apresentações temáticas; 08:40h: Aula passeio ao bairro da Lage, local conhecido pela abundância de jaraqui no mês de junho; 09:00h: Ambiente preparado para ouvi contos, lendas e histórias relacionadas ao Rio Amazonas, com a professora Joelma, professora Jane e outros convidados; 09:20h: Leitura da produção dos alunos; 09:30h: Considerações e informações feita por cada professor do terceiro ano e às 10:00h: Encerramento.
Jenner Carneiro informou também que a atividade se justifica pelo fato de a água ser um recurso natural mais importante que existe no planeta terra e também funciona como um motor para o desenvolvimento do Brasil, segundo dados da AgênciaNacional da Água.
"A água passou a ser um dos grandes problemas da humanidade do século 21, de acordo com a Organização das Nações Unidas(ONU). A escassez hídrica no mundo tem trazido milhões à morte e outros tantos a doenças de vinculação hídrica. Em Vila Amazônia, podemos presenciar em 2023, a grande estiagem. O rio Amazonas teve o seu menor nível registrado em sua história. Consequência da crise climática e também condições regionais. Nesse dia, tão especial buscaremos criar consciência ambiental, a partir daquilo que o rio representa para os alunos, pois todos estão ligados diretamente as riquezas que as águas do majestoso Amazonas lhes proporciona, como o peixe jaraqui e dessa maneira, pensamos justificar o presente projeto", disse o professor.
Conforme a metodologia da proposta, cada professor trabalhará o tema a partir da lenda: Amazonas Ayakamaé (rio do amor) em sua sala nos dias que antecedem o evento. Será repassado material apoio. Como resultado do projeto o grupo pretende elaborar a produção de um desenho de cada aluno, como uma pequena produção textual ou visual começando assim: O rio Amazonas.... O professor terá papel importante na ajuda do desenvolvimento do aluno que pode produzir de uma simples desenho, até elaborações mais refinadas, podendo usar colagem, regionais de preferência. As duas melhores produções serão colocadas a deleite público no dia Mundial da água, em forma de varal.
O projeto tem como organizadores os professores do 3º ano: Jenner Reis Carneiro, Regina Duque, Nilton Rodrigues e Brenda Souza. Apoio professores AE: Valdele Fonseca, Mariana Oliveira, Michelle Cabral. Coordenadora Pedagógica: Jane Maria e gestora Adriana Cardoso.
Tags:
Educação